Mais 22 profissionais são formados em cursos técnicos pelo Ieptec, no Acre

A execução dos cursos foi feita pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, com apoio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) João de Deus que fica localizado no município.

Com o objetivo de levar educação, conhecimento e formação profissional a jovens e adultos de todo o estado do Acre, o Institutp de Educação Profissional e Tecnológica – Ieptec/Dom Moacyr, realizou a diplomação de mais 22 acreanos nos cursos de Técnico de Enfermagem e de Análises Clinicas, no município de Plácido de Castro..

A execução dos cursos foi feita pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, com apoio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) João de Deus que fica localizado no município.

Ao todo 22 formandos receberam seus certificados, sendo onze formandos do Curso Técnico em Enfermagem, e mais onze do Curso Técnico em Análises Clínicas. A solenidade de certificação dos alunos aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), em Plácido de Castro, na noite da última sexta-feira, 19, onde estiveram presentes participando do evento o Ieptec Francineudo Costa, o assessor da prefeitura, Francisco Alves, que na ocasião representou o prefeito de Plácido de Castro, Camilo Silva, as coordenadoras dos cept’s Maria Moreira, Aldenice Ferreira e João de Deus, Rose Barlatti, além de representantes da secretaria de educação e Sinteac e familiares dos formandos.

Francineudo Costa destacou a preocupação do governo estadual em levar educação profissional de qualidade a todos os municípios acreanos. Costa agradeceu a dedicação e o carinho com que o governador Gladson Cameli tem tratado o Ieptec e seus colaboradores.

“ São momentos como esse que refletem bem a dedicação que o Governador Gladson Cameli tem com a educação profissional e técnica em nosso estado e o tratamento de carinho que tem com todos do Ieptec. Encerramos hoje mais uma etapa na vida desses 22 acreanos com a conclusão desses cursos, são 22 profissionais que agora se encontram prontos e preparados para ingressar no mercado de trabalho, e tenho a plena certeza que serão excelentes profissionais, dedicados e que desempenharão suas funções com muito zelo e carinho. O sentimento é de gratidão e de dever cumprido, atendendo um compromisso do Governador Gladson Cameli de continuar expandindo e democratizando a educação profissional no estado”, disse o presidente do Ieptec/Dom Moacyr.

Aldenice Ferreira destacou o empenho de todos e afirmou que o momento da formatura foi muito aguardado, já que a duração dos cursos precisou ser prolongada por conta do período pandêmico.

“Estamos realizando um sonho que não é só desses formandos, mas nosso também, por poder contribuir com a educação profissionalizante no estado do Acre. Esses cursos duram, em média, dois anos e meio, mas devido a situação de pandemia onde, por questão de segurança, não podíamos colocar os nossos educandos em campo de estágio, a formação acabou se estendendo por mais tempo. Agora o mercado de trabalho já pode absorver essa mão de obra que recebeu uma capacitação de qualidade pelo Governo do Estado, por meio do Ieptec e seus centros parceiros”, comemorou a coordenadora da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.

Durante a solenidade foi possível observar a alegria dos formandos em receber seus diplomas, o que proporcionou momentos marcantes para todos que estavam presentes. O sentimento de gratidão foi relatado em palavras pelo formando do curso de Análises Clínicas, João Paulo Silva.

“Apesar de toda dificuldade que enfrentamos devido a pandemia, está recebendo meu diploma hoje é uma alegria enorme. Já tenho até algumas propostas de trabalho, e vou também me preparar para concursos. Agradeço ao Governo do Estado e ao Ieptec por me proporcionarem essa oportunidade, já que eu não teria condições financeiras de realizar esse curso”, disse o diplomando.