Rio Branco
18°C
sábado, 4 de julho de 2026
06:36

Lutador de Rio Branco disputa cinturão em evento internacional de MMA em Cruzeiro do Sul

O atleta acreano Breno “Rock” Galdino, de 23 anos, natural do município de Feijó, na zona rural do interior do Acre, é mais um nome confirmado no Campeonato Internacional BMF de MMA, que acontece no próximo dia 28 de fevereiro, em Cruzeiro do Sul. O lutador entra no octógono para disputar o cinturão da categoria peso-mosca (57 kg).

Breno iniciou no esporte em 2017, após receber um convite do irmão, Edivaldo Galdino, conhecido como mestre Índio, referência nas artes marciais no estado. Na época, ele deixou Feijó e passou a morar em Rio Branco, onde começou a treinar no Centro de Treinamento Índio Fight.

Foto: Andrêssa Teles

“Eu recebi o convite do meu irmão para morar em Rio Branco. Vim junto com minha tia, que estava doente, e acabei ficando. No começo, não tinha intenção de treinar, só queria melhores condições de vida. Aí comecei a acompanhar os treinos e fui gostando”, contou.

Mesmo sem planos iniciais de seguir carreira nas lutas, o interesse cresceu rapidamente. A primeira experiência no octógono, no entanto, não foi fácil.

“Minha primeira luta eu odiei. Mas depois comecei a gostar, a treinar mais e participar de campeonatos. Antes eu sonhava em ser jogador de futebol, como toda criança, mas o esporte acabou mudando meu caminho”, relatou.

Com apenas 23 anos, Breno possui um cartel invicto, com duas lutas e duas vitórias. Agora, ele se prepara para o maior desafio da carreira até o momento, valendo o título da categoria.

A rotina de treinos é intensa. O atleta treina todos os dias, com cerca de cinco horas diárias, incluindo preparação física, corrida, jiu-jitsu, trocação em pé e ajustes técnicos.

“Estou fazendo uma preparação muito forte. Treino academia, corrida, jiu-jitsu, trocação. Sei que meu adversário também está bem preparado, mas a gente vai fazer uma grande luta. Quero chegar 100%”, afirmou.

Breno também destacou o significado de representar o Acre em competições nacionais e internacionais. Em 2025, ele participou do Campeonato Brasileiro de Boxe, recolocando o estado no cenário da modalidade após anos sem representantes.

“Meu sonho é chegar ao topo, que é o UFC. A cada competição grande que a gente participa, vai subindo um degrau. Estamos em busca do nosso sonho”, finalizou.

Foto: Andrêssa Teles