Livro “Ciliar Cabeceira” será lançado nesta sexta-feira

Fruto de dez anos de pesquisa, o livro “Ciliar Cabeceira: Mata Ciliar no Rio Purus” será lançado nesta sexta-feira, 7, na livraria Paim, às 9 horas. A obra contem informações sobre a dinâmica florestal existente na mata ciliar dos principais rios que atravessam o território acreano.

A obra foi realizada com um grupo de pesquisadores, liderados pelo professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Dr. Ecio Rodrigues. Juntos, eles formam uma equipe multiprofissional com experiência na área florestal, totalizando em 2017 duas publicações nesta área.

A primeira obra dos pesquisadores deu origem, em 2013, ao livro Ciliar Só-Rio: Mata Ciliar no Rio Acre, e, agora, lançam o novo volume sobre o Purus.

As consequências danosas do desmatamento das matas ciliares do rio fazem parte das conclusões finais dos pesquisadores. Além disso, ainda são abordados os efeitos das alagações e secas, que segundo os autores, podem ser minimizadas ou ampliadas dependendo da ausência ou não de mata ciliar no Purus.

O lançamento é uma oportunidade para apresentação do produto final dos pesquisadores, nesta etapa, e também para quem tem interesse em conhecer mais sobre os Rios no Acre em ampliar os conhecimentos, através de debate com os próprios pesquisadores.

O livro traz em suas 262 páginas uma discussão sobre a importância da mata ciliar, além de dados sobre a bacia, suas ações e resultados alcançados.