Connect with us

Cotidiano

Lembrando o 1º de maio, Dia Saudável do Trabalhador da Indústria é realizado no Sesi

As comemorações alusivas ao Dia do Trabalhador foram marcadas pela participação dos trabalhadores e seus dependentes no Centro de Atividades do Trabalhador do Sesi.

Published

on

As comemorações alusivas ao Dia do Trabalhador foram marcadas pela participação dos trabalhadores e seus dependentes no Centro de Atividades do Trabalhador do Sesi.

Mais de 200 trabalhadores, e seus familiares, de 38 empresas estiveram presentes neste evento, que teve como tema «Dia Saudável do Trabalhador da Indústria» e participaram dos torneios de futebol, ações recreativas na piscina, circuito saúde (teste de diabetes, aferição de pressão e dicas de vida saudável), massagens relaxantes, entre outras atividades.

Foi durante esta ação que o funcionário da Cepel Engenharia há 30 anos, Antônio Araújo, descobriu que a sua pressão arterial estava alterada. “Medi e tomei um susto: 15 x 9. Mas, no mesmo momento recebi dicas alimentação e exercícios físicos, que melhorarão esta minha situação. Fiquei muito satisfeito com a programação feita para nós”, avaliou.

Para a superintendente do Sesi, Gisélia Belmina,o dia do trabalhador é apenas um pouco do reconhecimento quanto à importância dele no processo produtivo. “Nossa instituição – na condição do braço social da indústria, mais uma vez, cumpre o seu papel fazendo esta festa – um dia de despertar para a vida saudável e para confraternização”, afirmou.

História – Em diversos países do ocidente, inclusive no Brasil, o dia 1º de maio é reservado para a comemoração do Dia Internacional do Trabalhador. Essa data não foi escolhida por acaso, ela representa uma homenagem aos trabalhadores que participaram das manifestações ocorridas na cidade norte-americana de Chicago no ano de 1886 e que lutavam em busca de melhores condições de trabalho.

Advertisement

No Brasil existem registros de comemorações no dia 1º de maio desde 1895, sendo o primeiro na cidade de Santos (SP), mas foi no ano de 1925 que houve a oficialização do feriado através do Decreto assinado pelo Presidente Artur Bernardes. Desde então esta data vem sendo marcada como dia simbólico para atos públicos e oficialização de diversas conquistas para o trabalhador.

Em 1º de maio de 1940 foi implantado o salário mínimo nacional, em 1941 houve a criação da Justiça do Trabalho e no ano de 1943 o Governo do Presidente Getúlio Vargas anunciou a aprovação da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, um grande marco para a sociedade, fortalecendo os direitos e conquistas dos trabalhadores brasileiros.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *