Rio Branco
19°C
domingo, 5 de julho de 2026
02:50

Jovens superdotados revelam talentos em exposição no Palácio das Secretarias: arte e inclusão em destaque

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), inaugurou nesta quinta-feira (7) a exposição “Trabalhos Criativos dos Alunos do NAAH/S” na Galeria de Artes do Palácio das Secretarias, em Rio Branco. A mostra destaca o talento artístico de jovens com altas habilidades e superdotação, acompanhados pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), que transformam sentimentos e visões de mundo em obras impactantes.

Para Eliel Santos Reis, de 12 anos, a chance de exibir suas criações é revolucionária. “Comecei a desenhar faz dois anos e aprendi técnicas novas com meus professores. Agora, consigo transmitir expressões como felicidade nos meus desenhos de anime. Essa evolução me fez gostar ainda mais de desenhar”, relata o jovem.

Isaura Alice, de 14 anos, compartilha seu entusiasmo por fazer parte do núcleo: “Descobri há pouco tempo minhas altas habilidades. A exposição desafia meus limites e mostra que há outros jovens como eu”.

A exposição evidencia a diversidade das altas habilidades, como explica Jeane Machado, chefe do NAAH/S: “Superdotação não se restringe a ser nota 10. Há talentos em áreas como psicomotricidade, dramaturgia e artes visuais. Nosso objetivo é identificar e apoiar esses jovens para que se desenvolvam plenamente.”

O evento traz também as criações de Laura de Oliveira, escritora de apenas 8 anos. Autista com habilidades excepcionais na escrita, Laura publicou sua primeira história aos 6 anos e, desde então, sua série “As Aventuras do Kiwi” já conta com 14 volumes. “Desde que entrou no NAAH/S, a complexidade das histórias aumentou muito. Cada capítulo agora traz mais detalhes e envolvimento”, orgulha-se seu pai, Márcio Bento.

Para o professor de artes visuais Alex de Oliveira, o trabalho com esses alunos exige sensibilidade e adaptação: “Cada aluno tem um estilo e uma área de talento única. Trabalhamos individualmente para potencializar suas capacidades, respeitando suas particularidades”.

A exposição, que permanece aberta ao público até o dia 18 de novembro, representa uma oportunidade de inclusão e valorização. Segundo o secretário adjunto de Pessoal, Guilherme Duarte, o evento reafirma o compromisso da Sead com a arte e com o apoio aos talentos locais: “É uma honra prestigiar o trabalho desses jovens. Convido todos a conhecerem e apoiarem esses artistas, que são verdadeiros promissores da cultura acreana.”