Autonomia dos estudantes é tema de capacitação na Educação

Mais de 200 professores do ensino médio da rede pública estadual participaram de um ciclo de formação continuada, com o tema Itinerários Formativos. Os encontros ocorreram na escola Jovem Boa União, entre os dias 25 e 27 deste mês,  com educadores de 36 escolas de Rio Branco.

Os Itinerários são a parte diversificada do currículo do ensino médio. São disciplinas que trabalham a construção do conhecimento, de forma diferenciada, e estimulam o protagonismo do estudante.

Formação atendeu professores de Rio Branco. (Foto: Dayana Soares/SEE)

A servidora Gigliana Nascimento acompanha as escolas que atendem em tempo parcial no Acre e explica que os professores entraram em contato com metodologias ativas. Ou seja, que incentivam o estudante a aprender de forma autônoma, a partir da resolução de problemas e situações do dia a dia.

“Estamos apresentando o que eles vão colocar em prática na sala de aula. Nós temos professores novos na rede que ainda precisam conhecer essas metodologias”, pontua.

Professor Aldemir Duarte participou da formação. (Foto: Dayana Soares/SEE)

Para o professor de matemática Aldemir Duarte, a capacitação é importante para nortear e desenvolver o trabalho com os seus 200 alunos da escola Pedro Martinello.

“Como professor, nós temos vários instrumentos para aplicar o conteúdo e conduzir os alunos a um aprendizado melhor. Nesse contexto, a formação vem para direcionar esse trabalho”, comenta.

Durante a formação foram apresentadas metodologias ativas. (Foto: Dayana Soares/SEE)

Além da capital, a formação será aplicada aos servidores da educação do Estado. A meta é atender 203 escolas urbanas e 61 rurais de ensino médio. A execução pelo interior inicia na próxima terça-feira (2) em Porto Acre.

The post Itinerários formativos é tema de formação para professores de ensino médio em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.