Em sua obra: Intuição a última fronteira da administração, o professor: Ph.D. – Jagdish Parikh e um grupo de colaboradores apresentam uma série de estudos que anos mais tarde se transformaria na nova bíblia no conceito da Administração.
Foi um marco representativo do que estaria por vir, para dinamizar uma administração eficaz, embasado nos recursos disponíveis como: gerenciamento de dados, base de avaliação de crise, sistema de apoio a tomada de decisão, grupo de tomada de decisão em crise, e todos os limiares da gestão por resultado.
No entanto, ele faz uma observação que a priori aparenta estar desconexa ao princípio do gerenciamento, quando chama a atenção para a INTUIÇÃO, como mais uma forma de ferramenta de gestão.
Por que precisamos da intuição na administração?
Em sua citação, o próprio autor diz: Temos nos saídos muito bem – das cavernas para as estrelas – com o processo de pensamento convencional, de natureza analítica. Será que há algum motivo para estudarmos o fenômeno da intuição como algo mais do que excentricidade típica de uma afortunada e pequena minoria de profissionais sob outros aspectos razoáveis? Todos tivemos nossas entrevisões intuitivas, mas elas em geral reluzem e desaparecem como estrelas cadentes, deixando-nos sem saber sua origem ou propósito. Se tivermos de usá-la, precisamos ao menos ter alguma função para ele. É interessante ser sensitivo, mas será que há alguma razão para desenvolver essa capacidade se ela não é tão valiosa quanto algum treinamento profissional de verdade ou um novo supercomputador? A intuição é realmente necessária na administração?
Nos capítulos seguintes ele traz um vasto estudo sobre essa questão, de forma que anos mais tarde, se consolidaria como uma das tendências rápida e segura de uma abordagem administrativa para os gestores do novo milênio.
Baseada na intuição essa nova força administrativa vem dotada de algo que irá impulsionar os paradigmas administrativos. INTUIÇÃO, sem dispensar os conceitos concebidos até o momento a custo de muitas pesquisas e práticas, vem se caracterizando como uma grande aliada dos novos tempos em todo os setores sociais.
Nesse contexto vimos o perfil dos grandes ADMs e CEOs mudarem drasticamente em sua forma de atuação, onde homens com IMT, MBA e Doutores, passarem a dividir seus status com jovens que pensaram e sentiram a possibilidade de realizar grandes empreendimentos e suas realizações atingiram feitos imagináveis no mundo corporativo.
Fato esse que tem impulsionado o mundo administrativo por meio de uma nova visão global, a qual define o acontecimento das coisas, sem muita capacidade para delimitar onde esse protagonismo nos levaria na atualidade, testemunhamos muitas empresas, composto por (startups e-commerce) tendo como protagonistas de suas gestões, jovens sonhadores e obstinados ao sucesso.
O sonho de todos nós que permeamos o mesmo solo fértil da sustentabilidade é que nos próximos anos ou mesmo séculos, possamos ser surpreendidos pelo que a mente humana é capaz de oferecer em prol da sublimação. Que o protagonismo possa ser o elo na construção de um mundo mais justo e igualitário à convivência humana, tornando os líderes, administradores prolíficos e a administração em si, como figurante imbatível, cumprido seu papel no mundo como uma das majestosas carreiras profissionais.
QUALIFICAÇÃO DO AUTOR
Gleyson Araújo Figueiredo – É formado em Gestão Pública -UNOPAR Pós-graduado em Psicologia e Serviço Social Forense- UNINORTE Pós-graduação em Gestão de Logística – UCAM
COAUTOR
Raife Duarte da Silva – É Bacharel em Administração de Empresa: pala Faculdade da Amazonia Ocidental – FAAO com MBA – em Controladoria e Gestão Financeira.
NOTA DE RODAPÉ
- PARIKH, Jagdish. Intuição a nova fronteira da administração, executivo mundialmente famoso no ramo de negócios e líder na organização de seminário sobre administração. Brasil: Editora Cultrix, 1994.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>