Rio Branco
30°C
quarta-feira, 1 de julho de 2026
10:00

Internautas fazem campanha para Gladson derrubar ICMS do combustível no Acre


Internautas acreanos deflagraram a campanha #zeragovernador, na qual pede a Gladson Cameli que aceite o desafio proposto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro e reduza a zero a alíquota do ICMS sobre os preços dos combustíveis.


Bolsonaro diz que zeraria o imposto federal se os governadores fizerem o mesmo nos Estados. O presidente defende que a responsabilidade sobre o valor dos combustíveis deve ser compartilhada, e que uma das soluções para reduzir o preço final é a cobrança de ICMS nas refinarias. “Olha o problema que eu estou tendo com combustível. Pelo menos a população já começou a ver de quem é a responsabilidade. Não estou brigando com governadores, o que eu quero é que o ICMS seja cobrado no combustível na refinaria, não na bomba”, afirmou. “Eu baixei três vezes o combustível nos últimos dias e na bomba não baixou nada”.


O ICMS dos combustíveis representa até 30% de tudo o que o Acre arrecada com esse imposto.


Ao portal Congresso em Foco o governador disse que é favorável ao projeto de lei anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro que vai mudar a forma de cobrança do ICMS para diminuir o imposto estadual.
Cameli reconhece que a medida é ruim para as contas públicas, por diminuir o poder de arrecadação dos estados. Mesmo assim, diz não se opor à medida, por seu potencial de adesão popular.


“O Acre perde, mas aí é que está. Vamos para o outro lado. Passei 12 anos aqui [como deputado e senador], defendendo uma situação para quem está do outro lado da mesa. Agora estou aqui [como governador]. Sou a favor, é um aceno popular, como vou dizer não no meu estado? ‘Mas, governador, como faz para compensar?’ Cortar gasto”, afirmou.
O #zeragovernador sustenta que sem os impostos o litro da gasolina cairia para R$ 2,61 no Acre. O dado carece de análise especializada mas a proposta vem ganhando adesão.


Não assinou a carta
Recentemente, Cameli foi bastante criticado nas redes sociais por não ter assinado uma carta na qual governadores de 23 estados pedem ao governo federal um debate sobre a redução do preço dos combustíveis.
A Carta foi elaborado após Bolsonaro sinalizar que os governadores não querem perder receita.


Além do Acre só não assinaram o pedido os governadores de Goiás, Rondônia e Tocantins. (Com informações ac24horas)