Connect with us

Governo

Instituto de Pesos e Medidas comemora 14 anos de existência na prestação de serviços essenciais ao povo acreano

Published

on


O Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem) comemora nesta terça-feira, 18, seus 14 anos de existência como uma instituição essencial, pois garante a segurança nos produtos comercializados em todos os 22 municípios acreanos.

O Ipem é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Acre, realizando fiscalizações e orientações aos comércios em todo o estado, em diversas áreas.

“Estamos há 14 anos trabalhando no estado com todo tipo de fiscalização, e temos uma área muito ampla de atuação. Fiscalizamos, por exemplo: taxímetros, postos de combustíveis, balanças de supermercado, além de diversas outras fiscalizações de produtos durante todo o ano”, destacou a presidente do Ipem Acre, Herica Granzotto.

A gestora explica que as orientações realizadas pela instituição em todo o estado, seguindo as diretrizes do Inmetro, têm dado resultado, visto que a quantidade de irregularidades encontradas é mínima.

Por implementar as diretrizes do Inmetro, o Instituto de Pesos e Medidas trabalha com profissionais capacitados em diversas áreas.

Um desses servidores é Valdemar Marques, fiscal responsável pelo laboratório da instituição, e que trabalha no Estado há 42 anos, sendo 11 anos no Ipem.

Advertisement

“Prestamos um serviço importante para os consumidores, tanto na área de pesos e medidas como na área de qualidade, a metrologia legal. Abrangemos todos os municípios, atendendo às diretrizes do Inmetro. No laboratório, averiguamos se aquilo que os acreanos levam para casa está em conformidade com o que consta na embalagem”, pontuou.

O decreto de criação do instituto data de 2010, quando antes era apenas um departamento dentro da então Secretaria de Indústria e Comércio, e passou a funcionar como autarquia.

José Cildo de Amorim, servidor da casa desde 2006, explica que a instituição é essencial para garantir a segurança dos produtos comercializados no estado.

“Hoje atuo como cronotacógrafo, conferindo a velocidade e distância percorrida por veículos de carga superior a 4.686 kg, como também o tempo de trabalho e de direção dos profissionais que guiam esses veículos. Realizamos aqui um trabalho importante: garantir a segurança do consumidor e do trabalhador”, explicou.

Denis Chaves, fiscal da área da qualidade, servidor desde a época de criação do Ipem, explica que a entidade traz segurança e garantia de qualidade nos produtos adquiridos por todos os acreanos.

Advertisement

“O Ipem é um órgão que realmente fiscaliza, orienta e traz resultados para os clientes dos estabelecimentos fiscalizados. Averiguamos diversos produtos, que viabilizam que o consumidor adquira produtos que não apresentam e nem possam apresentar, no futuro, risco à sua vida”, disse.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *