Índios ashaninkas abrem ‘ecomercado’ em aldeias do município de Thaumaturgo

Os índios Ashaninka do Acre estão montando o primeiro ecomercado indígena do Brasil em no município de Marechal Thaumaturgo. O projeto desenvolvido pela fundação House Of Indians, coordenada pelo cacique  Benki Pyanko, será aberto ao público a partir de 31 de março de 2017 .

 O ecomercado pretende com que detritos plásticos e latas de alumínio  sejam  trocados por alimentos cultivados na região, possibilitando aos clientes de pagar a suas compras com plástico e alumínio. “O ecomercado oferecerá alimentos e artesanato originário da cultura local, reforçando a economia indígena, favorecendo uma agricultura ecologicamente durável e garantindo às comunidades os meios de permanecerem proprietários de suas terras e simultaneamente protegendo a floresta”, diz o projeto em nota.

A fundação House of Indians está sedia na Holanda e  tem como objetivo a defesa dos povos da floresta Amazônica, sua cultura e espiritualidade. Facilitando o acesso do povo europeu a estas comunidades abre-se também a possibilidade de lhes levar tecnologia, material e conhecimentos para o melhoramento de suas  condições de vida.