Com o objetivo de reduzir desmatamento florestal, queimadas e demais crimes ambientais em todo o Estado, foi lançada na manhã de ontem, sexta-feira, 16 de junho, pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a operação “Floresta Viva”. Como proposta foi, apresentado ainda, pelos órgãos que integram a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (Cegra), o Plano Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais.
O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do Imac, Paulo Viana durante solenidade realizada na Filmoteca Acreana, na Biblioteca Pública. A Operação Floresta Viva será executada em parceria com diversas instituições.
A cerimônia de anúncio contou também com a presença dos representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edgard de Deus, do comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Major Sammir, da presidente Nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do superintendente do órgão no Acre, Suely Araújo e Carlos Gadelha, respectivamente. Além do coordenador da Divisão Ambiental do Incra no Acre, Aristótales Barros, que na solenidade representou o superintendente Regional do Instituto no Acre, Eduardo Ribeiro.
A partir da próxima semana, os fiscais do Imac, Ibama, juntamente com equipes do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Policiamento Ambiental devem compor as equipes de campo.
“A partir de segunda-feira nós já estaremos com as ações em prática, com equipes terrestres e com apoio do helicóptero. Inicialmente vamos percorrer localidades no alto e baixo Acre e região de Sena Madureira, onde já temos alvos identificados”, afirmou Paulo Viana, diretor-presidente do Imac.
A previsão é que em 2017 o estado viva um severo período de estiagem, por isso áreas em todas as regionais serão monitoradas pelos órgãos de controle. As equipes também atenderão denúncias realizadas pela população.
“Estamos iniciando as campanhas e treinamentos do nosso efetivo e fica o alerta à população. As queimadas são provocadas e nós precisamos combatê-las. Em 2016 tivemos mais de oito mil chamadas à central no período de estiagem”, lembrou o coronel Roney Cunha, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre.
De acordo com Edgard de Deus, secretário de Meio Ambiente do Acre, o Estado já oferece alternativas diversas ao uso do fogo para limpeza de pastagens e roçados. O trabalho é coordenado pelas secretarias de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e Agricultura e Pecuária (Seap).


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>