Iluminação de LED é instalada em estrada dá acesso ao aeroporto de Rio Branco

Após muitas reclamações dos motoristas que trafegam pela BR-364, estrada que dá acesso ao aeroporto de Rio Branco, a iluminação está sendo substituída por luzes de LED. A ação ocorre por meio de parceria da prefeitura do município com a empresa de energia elétrica Energisa e está orçada em R$ 3,4 milhões.

A troca garante a troca de reatores, luminárias e a substituição das lâmpadas quentes por lâmpadas de led, mais econômicas e eficientes. Estima-se que mais de 400 luminárias devem ser instaladas na estrada.

De acordo com a Divisão de Iluminação Pública (DIP), a iluminação já funciona na entrada do bairro Custódio Freire e do aeroporto.

Os demais trechos devem ser inaugurados após a conclusão dos trabalhos, que está com 80% executados.

Segundo o chefe da DIP, Wilton Marques, explicou que a prefeitura ficou responsável pela manutenção da iluminação na estrada. Ele acredita que a iluminação total deve ser inaugurada na próxima semana.

“Temos uma parceria com a Energisa, que está implantando LED junto com a gente. Nossa parte é manter a iluminação da estrada do aeroporto. A Energisa tem um plano que precisa fazer um investimento de 0,5% anualmente e obtemos em fazer em Rio Branco na iluminação pública”, contou.

São aproximadamente 2.700 pontos em toda a cidade que vão receber o serviço. Entre eles pontos turísticos, importantes vias e locais de grande movimentação como o Parque da Maternidade, Calçadão da Gameleira, Avenida Ceará, Avenida Brasil, Avenida Nações Unidas, Estrada da Sobral, Estrada do Calafate, entre outros.

“Manutenção já da prefeitura, que não cuidava antes porque era do Estado, mas, com a parceria com a Energisa, vamos cuidar”, frisou.

O Programa de Eficiência Energética (PEE) é realizado por meio de Chamada Pública e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com o diretor-presidente da Eletroacre, José Adriano Mendes, até o início de novembro todos os locais contemplados com o programa terão passado pela intervenção e o fim de ano será mais iluminado em Rio Branco.

“Nós fizemos um levantamento aqui em Rio Branco e achamos que poderíamos contribuir com a eficiência da iluminação e reduzir custos. Esse investimento permitirá iluminar os pontos turísticos e estratégicos da cidade, além de deixá-la mais segura e bonita”.

“A Prefeitura está trabalhando para se tornar mais autossuficiente. Para isso estamos investindo em ações que reduzam despesas e ao mesmo tempo melhore a eficiência. Nessa questão da iluminação pública, a eficientização se dará com o uso de lâmpadas de led e, num futuro, serão instaladas usinas de energia solar, com o objetivo de reverter energia para os prédios municipais. Hoje, o que se arrecada com a COSIP [Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública], tem sido suficiente apenas para pagar a conta de consumo de energia da iluminação pública. Não sobra quase nada para fazer a manutenção e, menos ainda, para fazer investimentos. Com a redução no consumo que as lâmpadas de led possibilitam, vai gerar uma economia importante para o município”, finalizou a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.