Conecte-se conosco

Cotidiano

Igreja de pastor que culpou crianças por abusos deve ser investigada; relembre vídeo

Publicado

em

imagem colorida igreja tabernaculo da fe goiania

Pedido de investigação partiu do Conselho Tutelar de Goiânia, após a denúncia de uma ex-fiel da instituição religiosa (Foto: Reprodução | TV Anhanguera)

METRÓPOLES | O Conselho Tutelar pediu que a Polícia Civil de Goiás (PCGO) investigue denúncias de abusos sexuais e psicológicos na igreja Tabernáculo da Fé, na capital goiana. A igreja é a mesma em que um pastor disse durante um culto que algumas crianças abusadas também são culpadas do crime.

Conforme ofício enviado pelo Conselho Tutelar à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), uma ex-freqüentadora da igreja denuncia que há “muitos” processos por abusos sexuais e diz ainda que os líderes religiosos obrigam as mulheres a fazerem abortos, assim, sofrendo com abusos psicológicos.

Em nota, o advogado da igreja disse que não tem conhecimento, e não foi intimado para “nenhum inquérito policial”. Segundo ele, os fiéis são orientados nas “escrituras públicas”, em “outros valores familiares” e que a instituição combate a “sexualização precoce” de crianças e adolescentes, além de abuso contra elas.

Denúncias recorrentes

Em entrevista à TV Anhanguera, a conselheira Érika Reis, presidente do Conselho Tutelar e autora do pedido de investigação, destacou que as denúncias são recorrentes. “Após o vídeo, as vítimas foram ao Conselho Tutelar. São denúncias graves, recorrentes, de muitos anos e contra vários líderes dessa instituição”.

A denunciante afirmou que a igreja realiza eventos com diversas crianças e que, apesar dos processos de abusos sexuais, não tomaram “nenhuma” providência. Por isso, segundo o ofício do Conselho, são necessárias medidas para que as crianças sejam resguardadas e tenham os direitos protegidos.

Segundo o Ministério Público de Goiás (MPGO), não é possível fazer levantamentos sobre processos de abusos sexuais contra a igreja, pois os casos correm em segredo de Justiça.

Propaganda

Já o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) informou que pelo nome da igreja não há processos por abusos sexuais. Segundo o Tribunal, seria necessário os nomes dos líderes religiosos da instituição para verificar caso a caso, porém, os nomes não foram divulgados.

Pastor culpa crianças

A fala do pastor Jonas Felício Pimentel, do Tabernáculo da Fé de Goiânia, caiu como uma bomba entre ativistas dos direitos Humanos. Na redes sociais, a ex-apresentadora Xuxa repudiou a fala do religioso (Foto: Reprodução | Tabernáculo da Fé de Goiânia)

O pastor Jonas Felício Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé de Goiânia, alegou durante um culto que, em alguns casos, crianças que são vítimas de abuso sexual têm participação e culpa nos crimes.

“Existem situações que, quando acontece um abuso de uma criança, a criança é também culpada, porque ela deu lugar. Crianças também têm culpa, têm participação, mas não todos os casos. Eu quero deixar isso bem claro”, afirmou.

O vídeo com a fala do religioso foi compartilhado por uma página na internet na terça-feira (30/4). No trecho, o pastor comenta sobre o caso de uma criança, de 5 anos, abusada sexualmente por primos.

Ele afirma que os pais não devem deixar os filhos dormirem na casa dos outros, nem mesmo de parentes, a fim de evitar os abusos. Jonas Pimentel diz que o lugar dos filhos é junto dos pais, a não ser quando “existe uma circunstância imperiosa que não permite tal coisa”.

“Os pais e, principalmente as mães, devem ter muito cuidado, devem ter muita malícia quanto às suas filhas. Filho é junto com o pai, junto com a mãe, a menos que exista uma circunstância imperiosa que não permite tal coisa, não é?”, questiona o pastor.

Propaganda

Por meio de uma “nota pública”, assinada pelo advogado Leandro Silva, o religioso reforçou que é de responsabilidade dos pais “ter seus filhos ao alcance dos olhos, somente perdendo contato visual deles quando situações absolutas imperativas exigirem”.

RELEMBRE A FALA DO PASTOR

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Opinião | O jornal mais premiado do Acre (@jornalopiniao)

Güzgüyə çatdıqdan sonra saytda qeydiyyatdan keçmək ötrü aşağıdakı addımları yerinə yetirməli olacaqsınız. yüklə android apk 1win AZ-a mərc etməyə başlamaq üçün ilk növbədə qeydiyyat prosesindən keçməlisiniz. canlı və kiberidman bölmələrinə İlk dörd əmanət arasında bölüşdürülmüş 500% mülayim gəlmisiniz bonusumuzu mobil tətbiqetməmizdə də tələb edə bilərsiniz. bundan əlavə Bəli, mərc platforması rəsmi lisenziya ilə tənzimlənir. mobil əmsallarımızdan istifadə