Depois de decretar emergência ambiental contra queimadas no Acre no último mês de fevereiro, o Ibama decidiu ontem autorizar a contratação de brigadistas temporários para prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado, bem como em outras regiões. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 daquele mês, antecipando o calendário o estado de emergência ambiental em várias regiões do País. Entre os meses de maio e dezembro de 2017, por exemplo, essa medida prevalece –além do Acre –no Ceará, Mato Grosso do Sul, Tocantins e outros.
A medida visa a preparar as localidades para os períodos de queimadas, considerando a seleção de áreas críticas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e do calendário de emergência ambiental contra queimadas do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Para seleção das áreas, o Prevfogo adota critérios técnicos como as detecções de focos de calor registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no período de 2011 a 2016, a presença de unidades de conservação federais, de terras indígenas e de projetos de assentamento rurais e cobertura de remanescentes florestais.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>