Rio Branco
26°C
quarta-feira, 22 de julho de 2026
23:44

Grevistas dos Correios devem protestar em frente às agências, diz sindicalista

Grevistas dos Correios devem protestar em frente às agências, diz sindicalista

Os trabalhadores dos Correios, em greve desde o dia 21 de setembro, devem protestar em frente ao Centro de Distribuição localizado à Rua Floriano Peixoto, nesta quarta-feira, 27, segundo informou o presidente do Sindicato dos Correios e Telégrafos do Acre (Sintec-AC), Edson Pinheiro.

“Nós estaremos em frente ao CDD da Floriano Peixoto, na quinta-feira estaremos no da Via Verde e na sexta-feira no CDD que fica próximo ao 7º Bec,” disse.

A estratégia, segundo Pinheiro, é para motivar quem ainda não aderiu à greve e falar sobre a união que a categoria deve ter neste momento, que ele define como crucial de luta pelos direitos.
TST concede liminar

Até o início desta semana ainda não havia nenhuma decisão sobre o percentual de efetivo que deveria permanecer trabalhando. Porém, segundo informou a assessoria de comunicação dos Correios, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) concedeu liminar na tarde de segunda-feira, 25.

A decisão do TST concede o pedido da empresa e determina que as federações representantes dos trabalhadores dos Correios garantam o efetivo mínimo de 80% dos empregados em cada unidade dos Correios, sob pena de multa diária de R$ 100 mil no caso de descumprimento.

Ainda segundo informações da empresa, no Acre, o número de servidores em serviço é bem superior ao determinado pela justiça.

“Levantamento aponta, no Acre, 95,98% do efetivo está presente e trabalhando – o que corresponde a 334 empregados”, informou. Além disso, nos locais onde ocorre a greve são realizados mutirões para garantir a manutenção dos serviços.