Grávidas têm dia especial no Horto Florestal

Como parte da programação do Dia da Mulher, nesta quinta-feira, 9, vinte mulheres do Grupo de Grávidas da Regional do Calafate tiveram um dia diferente no Horto Florestal com programação voltada totalmente a elas, onde ouviram palestras, ganharam kits para seus bebês, foram maquiadas e fotografadas. Todas receberão um álbum digital com o ensaio fotográfico realizado neste momento especial de suas vidas. O evento contou com a presença da vice-prefeita Socorro Neri, da secretária da Mulher, Lidianne Cabral, e do secretário de Saúde, Oteniel Almeida.

Entre as palestras para as grávidas falou-se sobre a importância da amamentação para os bebês e para as mães, tema abordado também durante as reuniões dos Grupos de Grávidas, dos quais elas participam nas unidades de saúde. A maquiagem para o ensaio fotográfico foi garantida por meio de parceria entre a secretaria Adjunta da Mulher e a empresa O Boticário.

As fotografias para os books são feitas por fotógrafos do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco – DECOM. Os fotógrafos Adonay Melo, Assis Lima e Fagner Delgado, fazem as fotos e entregam o produto final para elas em formato digital (em CD ou DVD).

Os kits para bebês, fornecidos pela secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, contêm bolsa, fraldas descartáveis, de tecido, roupinha e itens de higiene pessoal, como shampoo e lavanda. Já no nono mês de gravidez, Katrina Costa, afirma que os produtos vêm em boa hora. “Para a gente, que não tem muita condição financeira, receber esses produtos de graça é ótimo”.

Pré-natal e grupos de grávidas

Atualmente a SEMSA atende 4.200 grávidas em suas unidades de saúde e mantém oito Grupos de Grávidas nas Regionais da capital, número que já chegou a 21. Durante a gravidez, as mulheres têm oito encontros com uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, assistente social e nutricionista.

O objetivo do Grupo, de acordo com o secretário de Saúde, Oteniel Almeida, “é complementar as consultas de pré-natal, realizada nas unidades do município, onde nem sempre é possível abordar todos os temas necessários a elas”. Segundo o secretário, as rodadas de conversa servem como reforço às informações obtidas durante as consultas do pré-natal. “As conversas com os nossos profissionais deixam as mães, principalmente as de primeira viagem, mais seguras. Nos grupos, o parto normal é incentivado, o atendimento é individualizado e são abordados temas como o aleitamento materno”, completou Oteniel Almeida.

O desconforto da gravidez, a importância das consultas de pré-natal, a alimentação da grávida, planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis, além de orientações sobre higiene e cuidados com o bebê, importância do aleitamento materno exclusivo e direitos da grávida – como o acompanhante na maternidade, preparo para o trabalho de parto, parto e puerpério – também são temas tratados nos Grupos de Grávidas.

No último encontro do Grupo de Grávidas as mulheres recebem os kits para bebês e fazem o ensaio fotográfico.

Registro fotográfico de mais de 500 grávidas

Desde a primeira gestão do prefeito Marcus Alexandre, os fotógrafos do Departamento de Comunicação da Prefeitura, Adonay Melo, Assis Lima e Fagner Delgado, já fotografaram 527 mulheres grávidas. Para as locações, os profissionais escolhem belos lugares da cidade, a exemplo do Horto Florestal e outros parques de Rio Branco, como cenário para os ensaios fotográficos.

Para as mulheres, o ensaio ou book fotográfico é a oportunidade de eternizar tal momento especial, que é a gravidez. O casal Larissa e Jeferson fez as fotos juntos e esperam ansiosos pelo resultado. Para ela, essa “é uma oportunidade de ter em casa, as fotos para mostrar para meu filho quando ele crescer”. Rayane Tavares espera o primeiro filho e acha que “este é um momento em que as mulheres se sentem bonitas e isso tem que ser registrado”. Priscila de carvalho diz que buscou no mercado local saber os preços dos books para gestantes, mas desistiu por causa do valor cobrado. “A gente, fazendo de graça e com fotógrafos experientes, é muito bom”.

O repórter-fotográfico Assis Lima, que realiza esse trabalho com as gestantes desde 2014, relata que é muito gratificante poder presentear as futuras mães com um ensaio sem custos. “Eu tenho muito prazer em realizar o meu trabalho e oferecer esse registro às gravidas que têm outras prioridades nesse momento de suas vidas e não podem pagar por um book profissional”, disse.

A vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, explica que o objetivo da Prefeitura, por meio de várias secretarias, é “proporcionar às mulheres, na gravidez, um período de tranquilidade, com o acompanhamento pré-natal e dos Grupos de Grávidas. Os kits e os books fotográficos são presentes que complementam essas ações”, finaliza.