Rio Branco
20°C
domingo, 5 de julho de 2026
00:23

Governo do Acre cria centro para artesanato Casa Arte Nativa em Rio Branco

Governo do Acre cria centro para artesanato Casa Arte Nativa em Rio Branco

Inaugurando um novo modelo de comercialização e fortalecimento do artesanato acreano, o governo do Estado cria a loja Casa Arte Nativa. O centro de vendas, entregue neste sábado, 29, pelo governador Tião Viana e pela primeira-dama Marlúcia Cândida, abriga obras de diversos artistas do Acre e promove a identidade de cada empreendedor acreano.

A loja será administrada pelos próprios artesãos, por meio do Fundo Especial para o Desenvolvimento da Produção e Comercialização do Artesanato Acreano (Funcart), instituído pelo governo do Estado.

“Aqui, o artesão poderá trazer seu produto e vendê-lo para o Fundo, que irá gerir a comercialização para o público. Isto ajuda a termos um ponto de referência para os turistas e moradores locais de onde comprar arte acreana”, explicou Marlúcia Cândida, coordenadora do programa Acre Solidário.

Os investimentos no setor somam R$ 4 milhões, incluindo diversas ações de promoção e qualificação dos artesãos. Isto tem resultado no crescimento do setor, dados do Sebrae/AC mostram que só no último ano foram comercializados mais de R$ 5 milhões no artesanato acreano, com a maioria das peças sendo vendida fora do estado.

artesanato3

Artesanato e novo design

Nos últimos quatro anos, o artesanato acreano se tornou referência nacional, campeão de vendas em várias feiras nacionais e internacionais e ganhou novos mercados e negócios. Esse resultado alcançado se deve principalmente à política de promoção para o setor.

Entre as ações na área de formação constam as clínicas de design, iniciadas em 2016 e voltadas à criação e inovação de novos produtos focados em segmentos como biojoias e utilitários de decoração.

Foram capacitados mais de 37 artesãos de Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Bujari, Tarauacá e Porto Walter, para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e técnicas artesanais.

Ao todo, foram elaboradas 300 peças compondo uma coleção criativa que foi comercializada em feiras e rodada de negócios. Em todo o Acre, já foram catalogados e cadastrados dois mil artesãos, que recebem uma carteira com dados de seu trabalho e suas demandas.

artesanato2

Acre, Made in Amazônia

As peças levam a marca Acre, Made in Amazônia. A marca está sustentada no tripé de três valores: respeito à floresta, inovação social e desenvolvimento econômico. A ideia é comunicar o Acre com o Brasil e com o mundo caracterizando a proveniência amazônica de seus produtos tornando-os conhecidos como garantia de qualidade e sustentabilidade.