Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganharam mais tempo para reaver valores descontados indevidamente de seus benefícios. O órgão prorrogou o prazo para solicitação de ressarcimento de mensalidades associativas cobradas sem autorização.
Agora, os beneficiários têm até 20 de março de 2026 para contestar os descontos e solicitar a devolução de valores acumulados entre 2020 e 2025.
A prorrogação foi autorizada pelo Governo Federal após instabilidades no sistema Meu INSS, que dificultaram o acesso de milhares de segurados desde meados de janeiro.
Por que o prazo foi prorrogado?
Segundo o INSS, problemas técnicos começaram no dia 19 de janeiro e foram agravados por uma manutenção programada da Dataprev, responsável pelos sistemas previdenciários, que deixou a plataforma fora do ar entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro.
Em nota oficial, o presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que a decisão busca evitar prejuízos aos segurados:
“Decidimos prorrogar para garantir que nenhum aposentado ou pensionista seja prejudicado e todos consigam exercer seu direito ao ressarcimento.”
Quem tem direito ao ressarcimento?
Podem solicitar a devolução os beneficiários que identificarem descontos de associações ou entidades que não tenham sido autorizados previamente. É possível contestar cobranças realizadas entre março de 2020 e março de 2025.
Como pedir o ressarcimento do INSS
O processo é simples e feito de forma digital:
Atenção: caso identifique siglas ou descontos que não reconhece no extrato do benefício, não deixe para a última hora. O ideal é acessar o sistema assim que estiver estável.
Em caso de dúvidas, o segurado também pode entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>