A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Educação Permanente (Nep), realizou uma capacitação nesta sexta-feira (10) para os servidores que trabalham no setor de pé diabético. O objetivo é aprimorar o atendimento e cuidado aos pacientes.
A capacitação foi conduzida por estudantes de fisioterapia da Instituição de Ensino Superior Estácio Unimeta e teve como foco os cuidados, prevenções e orientações relacionadas ao pé diabético. Os acadêmicos destacaram a importância das informações preventivas e como elas podem ajudar a evitar complicações decorrentes da doença.
Durante a capacitação, foram abordados diversos pontos, incluindo cuidados com a saúde em geral, como manter o peso normal, evitar o tabagismo e controlar a pressão arterial, além de dicas específicas para cuidar dos pés e prevenir lesões.
A acadêmica de fisioterapia, Débora Silva, ressaltou a importância de ficar atento aos sinais do diabetes e buscar orientação médica para evitar a evolução da doença.
A Fundhacre é responsável pelo ambulatório de Pé Diabético, que atende pacientes portadores de diabetes tipo 1 e 2, além de pacientes com lesões crônicas. O serviço oferece atendimento mensal a cerca de 900 pacientes, incluindo curativos, tratamentos com medicamentos e testes de glicemia e sensibilidade.
A responsável pelo setor, Socorro Nery, destaca que o atendimento é realizado diariamente, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O ambulatório recebe pacientes não apenas do Acre, mas também de estados e países vizinhos, como Rondônia, Amazonas, Peru e Bolívia.