Friale alerta para temporais e frio polar neste fim de semana

POR AGOSTINHO ALVES

Friale faz previsão para o estado do Acre e para a região de Boca do Acre, alertando para mudança brusca de tempo, com queda de temperatura, antecedida de ventos fortes e temporais.

Segundo o meteorologista, trata-se de uma onda de frio polar, chegará ao Acre no próximo sábado (16), logo nas primeiras horas da manhã, provocando temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo.

Assim, deverão ocorrer acumulados significativos de chuva, podendo, em alguns pontos, superar 80mm em poucas horas.

O tempo começará a mudar já na sexta-feira (15), devido à aproximação desta frente fria e à incursão de intensos pulsos úmidos do Atlântico, podendo causar chuvas a partir da tarde, mas, principalmente, durante a noite para sábado.

O mau tempo que se aproxima também atingirá Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru, com chuvas fortes e temporais.

O intenso calor dos últimos dias dará uma boa trégua, pois o friozinho polar fará a temperatura diminuir sensivelmente, a partir de sábado, no Acre e nas áreas próximas, com máximas, durante o dia, abaixo de 26ºC, na maioria dos municípios, inclusive, em Rio Branco.

De acordo com o homem do tempo do Acre, “não será um típica friagem nem frio, mas uma agradável diminuição da temperatura”.

Calor e ventos
Até a próxima sexta-feira, os dias e as noites estarão muito quentes no Acre e nas áreas próximas, porém, os ventos intensos, que estarão soprando da direção noroeste, com fortes rajadas, amenizarão um pouco o calor.

Em Boca do Acre
Desde a semana passada, os termômetros têm informado que Boca do Acre atingiu por dias seguidos, temperaturas que estiveram nas casas de 36 e 37 graus. Quinta e sexta, o calor será tal e qual, podendo atingir 38 graus, com sensação térmica que pode ultrapassar os 40.