Fila extensa marca o primeiro dia de inscrições para casamento coletivo em Rio Branco

Uma fila quilométrica marcou o primeiro dia de inscrição e triagem de documentos para o Casamento Coletivo do Projeto Cidadão, nesta segunda-feira (17), no Fórum Barão do Rio Branco, na capital acreana.

Segundo a organização, teve casal que chegou às 3h para garantir uma das 300 vagas. Até as 11h desta segunda, mais de 150 vagas já tinham sido preenchidas. As inscrições são até o dia 21 de outubro, mas, devido à alta procura, a expectativa é de conclusão ainda nesta terça-feira (18).

Em poucas horas, mais da metade das vagas do Casamento Coletivo tinham sido preenchidas — Foto: Agatha Lima/Rede Amazônica Acre
Em poucas horas, mais da metade das vagas do Casamento Coletivo tinham sido preenchidas. Foto: Agatha Lima/Rede Amazônica Acre.

A Secretaria de Projetos Sociais do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) informou que a cerimônia do Casamento Coletivo está marcada para o dia 9 de dezembro, no ginásio do colégio Instituto Imaculada Conceição, às 16h.

Em 2022, o TJ-AC já fez oito ações do Casamento Coletivo nos municípios de Assis Brasil, Porto Acre, Acrelândia, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Manoel Urbano e Mâncio Lima.

Dúvidas mais comuns

Quando e onde posso me inscrever?

  • As inscrições iniciaram nesta segunda (17) das 8h às 14h no Fórum Barão do Rio Branco e se estendem até dia 21 de outubro, de acordo com as vagas. As inscrições só serão efetuadas se a documentação estiver completa e sem pendências, para isso, todos passarão por triagem.

Posso fazer pré-inscrição pra “guardar” uma vaga?

  • Não haverá pré-inscrição ou agendamento. O atendimento será das 8h às 14h, por ordem de chegada.

Quais documentos preciso levar?

  • Se os noivos são solteiros ou menores de idade (entre 16 e 18 anos) também devem portar certidão de nascimento original (atualizada, legível e sem rasura);
  • Se os noivos são divorciados, devem levar certidão de casamento original com averbação do divórcio (legível e sem rasura), cópia do processo ou sentença do divórcio (parte referente à partilha de bens).

O que é uma Certidão de Nascimento atualizada?

  • Para efeito de casamento, a Certidão de Nascimento tem prazo de validade de 6 (seis) meses. Para renovar a Certidão de Nascimento, procure o cartório.

Qualquer pessoa pode se inscrever?

  • O casamento coletivo é destinado, preferencialmente, aos casais com hipossuficiência financeira, ou seja, que não têm condições de pagar.

Sou homossexual e quero casar com meu/minha companheiro(a). O Casamento Coletivo é apenas para casais hétero?

  • Não, é aberto para todas e todos. Toda forma de amor é bem vinda.

Quem mora em municípios vizinhos da capital acreana, podem participar?

  • Não, somente para moradores de Rio Branco.

Onde vai ser o casamento?

  • O local da cerimônia será amplamente divulgado pelo TJ-AC.

Para mais informações, você pode ligar no telefone 99603-5381 (não é whatsapp), em horário de expediente das 8h às 14h.