Rio Branco
29°C
quinta-feira, 2 de julho de 2026
09:46

Exposição “Dias de Aterro” de fotografo acreano tem início nesta quinta-feira no Sesc

Tem início nesta quinta-feira, 5, a exposição do fotógrafo acreano, Dhárcules Pinheiro, no salão de exposição do Sesc Centro. Denominada “Dias de Aterro” as imagens mostram o dia a dia de catadores de lixo do Aterro Inertes, que fica na Transacreana, em Rio Branco. Por um ano, o fotógrafo documentou e vivenciou a rotina dos trabalhadores que por muitas vezes são invisíveis na sociedade.

A entrada é gratuita e aberta ao público. Além das imagens, o fotógrafo produziu também um documentário que tem o objetivo de contar as histórias de três catadores que também fazem parte do projeto, produzindo esculturas feitas com lixo e que irão servir de molduras para fotos. A ideia é dar um novo significado para os objetos e levar um pouco do aterro para a exposição.

Segundo Dhárcules Pinheiro a expectativa é grande. “Sou acostumado a ficar atrás das câmeras. Mas, para mostrar a importância deles encarei esse desafio que teve início em 2018. Eles tiram itens altamente prejudiciais no meio ambiente e transformam em dinheiro. Existem pessoas ali que vivem exclusivamente do que conseguir vender de materiais retirados do aterro”, comentou.

Ainda de acordo com o fotografo, apenas um sucatão retira uns oito mil toneladas mês do local, através do trabalho dos catadores.

“Percebi a importância que esses trabalhadores têm dentro da sociedade, transformando aquilo que muitos chamam de lixo em economia. São totalmente invisíveis e esquecidos, como até os próprios resíduos sólidos que são deixados de lado, não têm um plano de trabalho, de aposentadoria, de saúde. É toda uma insalubridade no trabalho”, contou o fotógrafo.

O documentário tem a duração de 25 min com depoimentos de catadores que relatam conquistas e mostrar um pouco da rotina de trabalho no aterro. De registro audiovisual Foram dois meses de filmagem e 1 ano de registro fotográfico. A edição e montagem do trabalho foi realizado pelo jornalista Gilberto Lobo.

“Dias No Aterro foi uma experiência pessoal muito gratificante onde eu pude conhecer pessoas incríveis, mas que invisíveis para sociedade. Que apesar das várias dificuldades de cada um desses trabalhadores, eles conseguem encontrar em alguma parte dessa batalha diária um tempo para sorrir e dar graças a Deus”, comentou Pinheiro.

A produção é uma realização da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil – FGB, através do Fundo Municipal de Cultura e do Sesc, através do Calenarte e tem o apoio do Sucatão Rio Branco e Casa Massemba.

“Apesar de prestarem um trabalho de grande importância para o meio ambiente e para economia, transformando lixo em renda, a toda uma negação dessa importância que vem não só da sociedade mais também da administração pública. Eles sofrem preconceito, são estigmatizados e excluídos”, explica o fotógrafo.

Oficina com catadores

Para expor fotografias do projeto “Dias no Aterro”, catadores de materiais recicláveis participaram de uma oficina com o artista visual Claudiney Alves, em que aprenderam como reutilizar de forma artística materiais encontrados no aterro. Os trabalhadores construíram todas as molduras e peças que vão compor a instalação.

O catador Raimundo Martins conta que o aterro é como um garimpo, de onde ele tira o sustento da família. “A oficina foi um aprendizado muito grande, mostrou o tanto que podemos reciclar as coisas. Depois da oficina, a gente pode pensar na possibilidade de criar obras, para que a sociedade possa ver e entender a verdadeira relação entre o homem e a natureza”, declarou Martins.

Para Dhárcules Pinheiro o objetivo da oficina foi integrar os catadores dentro do projeto. “É uma forma de dar um retorno aos protagonistas do projeto, pois a recompensa maior quem recebe somos nós, a partir do trabalho deles de reciclarem materiais descartados pela sociedade, todos os dias. O que traz enormes benefícios para a população e o meio ambiente”, explica Pinheiro.

Serviço

Abertura: 05 de setembro, às 19h, na Galeria de Arte do Sesc Centro.

Visitação: 5 a 30 de setembro, das 8h às 12h e 14h às 18h, entrada gratuita.