Louvável a atuação do deputado Heitor Júnior (PDT) na defesa pela vida. O anteprojeto apresentado por ele na Aleac e encaminhado ao Executivo é de fundamental importância para estimular a doação voluntária de órgãos, pela família, de pessoas falecidas.
Proposta
Pela proposta, o Estado custearia as despesas do funeral do doador. Doação de órgão é um gesto de amor ao próximo que deve ser estimulado.
Transplante
Falando ainda em doação, na última semana foi realizado mais um transplante de fígado no Acre. Foi o quinto no ano de 2017 e o vigésimo realizado no Acre. Isso mostra os avanços na área da Saúde.
Bom desempenho
A Comissão de Saúde da Aleac tem sido umas das comissões que mais visita o interior e busca soluções para os trabalhadores da Saúde e uma melhor prestação dos serviços à população. Liderada pelo deputado Raimundinho da Saúde (PTN), tem atuado incansável para solucionar os problemas. Se preciso, ele vai para o confronto de ideias, mesmo sendo da base governista.
Malária
Essa questão da malária no Vale do Juruá é antiga. Precisa ser tratada com atenção. O jogo do empurra-empurra não vai resolver a questão. Governo federal, estadual e prefeituras têm que se unirem.
Absurdo
Essa questão de proibir a entrada de líderes religiosos no Hospital das Clínicas fere a Constituição Federal no seu artigo 5º, inciso VII que “assegura, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva”. Além da Constituição Federal, há também uma lei federal (LF 9.982/2000) sancionada pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
Não tem amparo
Desse modo, não tem amparo legal qualquer tentativa de barrar a entrada de religiosos de qual religião for. O que ainda pode se pensar, e a organização da entrada, tipo com identificação, cadastro antecipado, mas privá-los não.
Rasgou o verbo
Sobre esse assunto o deputado Eber Machado (PSDC) rasgou o verbo. Disse que é inadmissível tal atitude e pediu esclarecimentos quanto ao fato. Resumindo: o assunto dará pano pra manga na terça-feira na Aleac.