Estudo mostra Rio Branco entre as cinco capitais com melhor avanço na vacinação contra a Covid-19

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) destaca Rio Branco como uma das capitais brasileiras onde a vacinação contra o novo coronavírus mais tem avançado. Os dados mostram a capital acreana entre as cinco capitais brasileiras que possuem uma combinação de bom desempenho no conjunto de dados em relação à operacionalidade, inteligibilidade e interatividade referentes à transparência das informações com relação à covid-19.

De acordo com o estudo, o fortalecimento da transparência e a publicação de Dados Abertos governamentais, que já têm sido uma preocupação crescente em cenários de normalidade, tornam-se ainda mais imprescindíveis e urgentes em períodos emergenciais.

A pesquisa destaca eles (os dados abertos) possibilitam: a) maior controle sobre o uso de recurso e bens públicos, evitando (ou pelo menos diminuindo) desvios e mal uso; b) maior circulação de informações capazes de ampliar o conhecimento sobre o problema e sobre alternativas para solucionar e mitigar seus efeitos adversos; c) maior articulação, inovação e cooperação entre os diversos agentes envolvidos no combate à pandemia.
O estudo foi publicado no relatório ‘Em Questão – Evidências para Políticas Públicas’.

Além de Rio Branco, aparecem no ranking das capitais com desempenho positivo Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). As cidades com desempenho negativo são: São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Boa Vista (RR).