Estudantes do Acre podem se inscrever em concurso internacional de redação

Foto/Divulgação

Crianças e adolescentes, estudantes do Acre, podem se inscrever, até dia 15 de março, no Concurso Internacional de Redação de Cartas. O tema da competição neste ano coloca o concorrente em uma situação de simulação de assessor geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O concurso é promovido em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU) e no Brasil, através dos Correios. O objetivo, segundo as informações da organização, é levar os concorrentes ao desenvolvimento do pensamento criativo.

Além disso, visa fomentar o desenvolvimento da escrita e avaliar os conhecimentos linguísticos dos estudantes, com a seguinte problematização: “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo secretário-geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”.

As redações devem ser escritas à mão, em formato de carta, utilizando canetas de cor azul ou preta, com no máximo 900 palavras.

A seleção é feita através das escolas que podem ter até dois participantes que são eleitos para a etapa estadual, seguindo para a nacional e por fim a fase internacional.

O regulamento completo do Concurso Internacional de Redação de Cartas está disponível no site dos Correios, no endereço http://www.correios.com.br/sobre correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas. (Com informações da assessoria)