A literatura acreana ganhou projeção em um encontro internacional realizado em São Paulo. Escritoras do Acre participaram, no último dia 6 de setembro, de uma programação que reuniu autores brasileiros e estrangeiros durante o 12º Festival Internacional FALAI e as comemorações pelos 15 anos da A.C.I.M.A. Itália.
Realizado no Hotel Ninety, o encontro promoveu uma imersão literária marcada pelo intercâmbio entre diferentes culturas e pela troca de experiências entre escritores de várias partes do Brasil e de países como Itália, Estados Unidos, Alemanha e Suíça.
Acre tem presença de escritoras em antologia internacional
O estado foi representado pelas escritoras Socorro Camelo e Edir Marques. A também acreana Clara Bader integrou a publicação, mas não conseguiu participar presencialmente da cerimônia e foi representada no evento.
Os nomes das escritoras acreanas estão entre os autores que integram a antologia bilíngue “Tempo & Tempo”, publicada em português e italiano. A obra reúne dezenas de escritores de diferentes países e teve seu lançamento oficial em maio, durante o Salão Internacional do Livro de Turim, na Itália.
Em São Paulo, o encontro serviu para reunir novamente parte dos autores, que aproveitaram a programação da 28ª Bienal Internacional do Livro para compartilhar trajetórias, experiências e reflexões sobre a produção literária.
Socorro Camelo recebe prêmio e homenagem internacional
Natural de Xapuri, a jornalista e escritora Socorro Camelo foi um dos destaques da programação. Ela recebeu o troféu de primeiro lugar por um texto inspirado no artista e inventor italiano Leonardo da Vinci.
A escritora também foi homenageada com o título de Ambasciatrice Culturale Internazionale A.C.I.M.A. – Giubileo di Cristallo, recebendo certificado e medalha de honra pela participação no movimento cultural.
Durante seu pronunciamento, Socorro falou sobre a relação que desenvolveu com a escrita ainda na infância e lembrou a influência da mãe em sua formação.
“Para responder, eu precisava prestar atenção ao dia, lembrar, organizar o pensamento e encontrar palavras para contar aquilo que havia visto, ouvido ou descoberto. Talvez escrever seja a maneira que encontrei de responder à minha mãe”, afirmou.
Escritora destaca voz das mulheres da Amazônia
Socorro também ressaltou a importância da presença de escritoras amazônicas em espaços literários nacionais e internacionais. Para ela, a participação representa não apenas uma conquista individual, mas também uma oportunidade de ampliar a visibilidade de mulheres que produzem literatura fora dos grandes centros.
“Quando uma mulher da Amazônia chega a um espaço como este, muitas outras chegam com ela. São mulheres que escrevem, pesquisam, contam histórias e transformam suas experiências em literatura. Suas vozes merecem atravessar todas as fronteiras”, declarou.
Clara Bader recebe menção honrosa
Além de receber o prêmio, Socorro Camelo também representou Clara Bader durante a cerimônia. A escritora foi contemplada com uma menção honrosa pelo texto “Castanha Elétrica”, inspirado em uma semente considerada um amuleto na Amazônia.
Edir Marques também integrou a antologia “Tempo & Tempo”, ampliando a participação do Acre na publicação que conecta autores brasileiros e estrangeiros por meio da literatura.
Evento reuniu autores de diferentes estados e países
A programação contou ainda com a participação de escritores como Pietro Costa, Spencer Hartmann Júnior, Nazian Holanda, Júlio César Soares da Silva e Kátia Galdi.
Para Júlio César Soares da Silva, o encontro ultrapassou a proposta de apresentar uma obra literária. Segundo ele, a programação proporcionou momentos de aprendizado, emoção e troca de experiências entre os participantes.
Música e teatro também fizeram parte da programação
Além da literatura, o evento contou com apresentações artísticas. A escritora e acordeonista Cíntia Porto, integrante de uma orquestra sinfônica de São Paulo e com experiência em apresentações na Europa, participou da programação com declamações de poesias e uma apresentação de acordeão.
O encerramento foi conduzido pelo ator Clóvis Torres, que reuniu referências aos trabalhos apresentados durante o encontro em um monólogo dedicado ao tema do tempo.
A programação terminou como uma síntese do propósito do encontro: aproximar memórias, culturas e diferentes formas de expressão por meio da literatura, criando conexões entre escritores de diferentes estados brasileiros e de outros países.








?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>