Rio Branco
25°C
domingo, 5 de julho de 2026
18:55

Escolas estaduais retomam ano letivo nesta segunda-feira


A rede estadual de ensino inicia nesta segunda-feira, 10, o ano letivo de 2020. O Acre possui 626 escolas. Porém, as aulas começarão apenas nas escolas localizadas na zona urbana e aquelas de fácil acesso, ou seja, em cerca de 400 instituições.


O início das aulas nas escolas da zona rural mais distantes vai esperar um pouco mais para começar. Isto porque, o período de chuvas dificulta o acesso tanto para os gestores como para os alunos. A previsão é que as aulas comecem no mês de março nessas instituições.


Ao todo, mais de 150 mil alunos devem retornar as salas de aula até o final de março em todo o estado.


De acordo com a Secretaria, as aulas começam com novidades. O novo fardamento deve entrar em vigor nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio. Os alunos podem iniciar o ano letivo usando o uniforme antigo, enquanto aguardam a distribuição dos novos modelos.


Cada estudante deve receber dois kits de fardamento, após a retirada de medidas, na própria escola. Cada kit é composto por uma camisa e uma calça, e serão entregues posteriormente ao início das aulas.


Além do novo padrão de uniforme, a refeição será melhorada e ampliada. A primeira-dama Ana Paula Cameli acompanhou as modificações e melhorias do cardápio para que os estudantes tenham uma alimentação nutritiva e saudável. O governo também fez investimentos para realizar o reforço na alimentação, com uma refeição a mais para cada turno de ensino.


Abertura oficial
O governador Gladson Cameli, a primeira-dama, Ana Paula Cameli, e o secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), professor Mauro Sérgio Cruz abrem oficialmente o ano letivo na Escola Frei Heitor Maria Turrini.
Além da Frei Heitor, o governador visitará ainda as escolas Raimunda Pará e André Ficarelli, também localizadas no conjunto habitacional. Na oportunidade, ele fará a entrega de alguns uniformes aos estudantes e também apresentará as mudanças relativas ao cardápio e o reforço da merenda escolar.


Já no segundo ano deste mandato, o Governo do Estado investe recursos para confeccionar e distribuir uniformes escolares para quase 160 mil estudantes da rede de ensino em 626 escolas (urbanas e rurais) de todos os 22 municípios acreanos. Uma economia para os pais nesse início de ano.


O governador Gladson Cameli também entregará novos computadores às escolas, sendo 15 para a Raimunda Pará, 15 para a Frei Heitor e 10 para a André Ficarelli. Os equipamentos contribuirão para melhorar a oferta dos serviços educacionais.


Greve na Educação
Se depender do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) as aulas da rede estadual não iniciam nesta segunda. A proposta da entidade é que todos os profissionais da Educação cruzem os braços.


Entre as principais pautas defendidas pelo sindicato estão o auxílio alimentação no valor de 500 reais e o pagamento do Prêmio de Valorização Profissional de Desempenho (VDP) seja pago em duas parcelas. A primeira no próximo mês de julho e a segunda, no final do ano.


“É uma decisão da categoria. Se estiverem insatisfeitos, não iniciamos o ano letivo. Do caso contrário, fizemos a nossa obrigação”, disse Rosana Nascimento, presidente do Sinteac.