Rio Branco
26°C
sexta-feira, 26 de junho de 2026
12:49

Energisa vai investir R$ 419 milhões em 2022 no Acre

A Energisa realizará investimentos de R$ 419,7 milhões este ano na área de concessão da distribuidora no Acre. A quantia é o maior investimento anual em energia nos últimos anos no Estado.

Em 2022, a Energisa Acre planeja realizar diversas obras que vão beneficiar todos os municípios do estado, contribuindo para a melhoria e a ampliação do fornecimento de energia. Entre as obras destacam-se: construção de sete subestações e linhas de distribuição de energia nos municípios de Rio Branco, Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Mâncio Lima, e melhorias na subestação de Sena Madureira. Também serão construídas novas redes de distribuição para atender aos municípios de Porto Acre e Bujari.

Em Rio Branco, os investimentos serão em infraestrutura da energia para a capital do Estado e cidades vizinhas com a construção de linhas de distribuição e uma nova subestação, a SE Floresta, que beneficiará toda a região da Floresta e os bairros Sobral, região do Shopping entre outros. 

Ainda em Rio Branco, a Transacreana também será beneficiada pela construção de uma nova rede de distribuição e uma subestação localizada nas proximidades do KM 60, objetivando melhorar a qualidade da energia fornecida. “Esse projeto é muito importante para dar suporte à distribuição de energia na região e contribuir para o crescimento da produção rural local, já que, ao longo da Transacreana, existem propriedades com capacidade de produzir insumos para o consumo e gerar renda com a comercialização dos produtos”, comentou José Adriano Mendes Silva, diretor-presidente da Energisa Acre. 

Já as novas subestações e linhas de distribuição na região do Juruá, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima vão possibilitar a interligação desses municípios, incluindo Rodrigues Alves, ao Sistema Interligado Nacional, eliminando a geração termoelétrica a óleo diesel, aumentando a disponibilidade de energia, e fornecendo energia limpa e sustentável com um sistema elétrico mais confiável, entre outros benefícios.

“Um dos grandes projetos no Acre será eliminar praticamente 95% da geração termoelétrica a óleo diesel no Estado, um benefício muito importante para toda a sociedade com a realização dessas obras de infraestrutura. A obras já estão em andamento, com previsão de interligar as cidades de Feijó e Tarauacá no primeiro semestre do próximo ano e Cruzeiro do Sul, no primeiro semestre de 2025”, comentou José Adriano.

Já dentro do Projeto de Universalização, a Energisa vai investir nas ampliações das redes de distribuição rurais para atendimento a unidades consumidoras dentro dos programas do Governo Federal, Luz para Todos com mais de 2.000 ligações e o Mais Luz para a Amazônia com outras 1.368 ligações de geração solar fotovoltaica, beneficiando 10 municípios acreanos.

“São desafios audaciosos, obras imponentes e complexas, que terão grande impacto na qualidade da energia oferecida aos nossos clientes. Temos um time aguerrido e comprometido, assim como a empresa, com o desenvolvimento social e econômico do Estado. Esse é o ano para a Energisa no Acre realizar importantes investimentos em infraestrutura da energia no Estado”, comentou o diretor-presidente.

Entre as obras realizadas em 2021, vale destacar a entrega da usina fotovoltaica na Vila Restauração, em Marechal Thaumaturgo. Uma iniciativa permitiu que a comunidade que antes tinha apenas 3 horas de energia, passasse a ter acesso ininterrupto à eletricidade 24 horas, melhorando a qualidade de vida e desenvolvimento social das 200 famílias residentes no local.

Além disso, por meio do projeto Nossa Energia, que é parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa Acre, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), desde agosto de 2019 foram substituídas 33.152 lâmpadas e 1.655 geladeiras, além dos cadastros na Tarifa Social de Energia Elétrica, que atualmente somam cerca de 56 mil clientes. 

Atualmente, a Energisa Acre atende a aproximadamente 279 mil clientes, divididos em 22 municípios e emprega mais de 2 mil colaboradores diretos e terceiros.

Maior parte dos investimentos do Grupo é destinado às distribuidoras

Ao todo, o Grupo Energisa, maior empresa privada de capital nacional do setor elétrico brasileiro, prevê investimentos de R$ 5,6 bilhões para este ano.  Este é o maior aporte da história da empresa para um ano. Desse montante, serão R$ 3,8 bilhões destinados às concessionárias de energia e R$ 362 milhões aos empreendimentos de transmissão.

“Temos uma ambição clara de futuro. Queremos liderar a agenda de transição energética no país como uma plataforma completa de soluções em energia para oferecer os melhores produtos e serviços a pessoas e empresas. Para alcançarmos esse resultado, prosseguimos com a estratégia que alia diversificação dos negócios e investimentos robustos. A gestão eficiente no controle de custos, expansão adequada da base de ativos e dinamismo das áreas de concessão norteiam nossa sólida posição financeira que permitiu aumentar os investimentos nos últimos anos”, afirma Maurício Botelho, CFO da Energisa. (Assessoria Energisa)