Em seu último ato à frente do TJAC, Cezarinete lança ‘Abraçando Filhos’

Iniciativa contribui para a reestruturação familiar – Foto: Juan Diaz

À espera do começo da solenidade, a jovem Nábia Santos, de 26 anos, não perde tempo do reencontro com a filha Mábile Alves, de apenas dois anos. Mãe e filhas se maquiam e sorriem à exaustão diante de uns momentos mais sublimes para as duas.

“São os primeiros contatos que eu tenho com ela. Ainda entendo muito pouco da minha criança. Quase não tínhamos contato antes”, dispara Nábia, olhos marejados de lágrimas e o coração cheio de esperança de que uma hora cumprirá sua pena e voltará para casa para nunca mais reincidir. Só cuidar de Mábile, a menina que ela teve já quando estava presa.

A jovem mãe é beneficiária do projeto Abraçando Filhos, lançado oficialmente nesta sexta-feira, 3, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre, cuja iniciativa é da administração da desembargadora-presidente, Cezarinete Angelim, e que terminou nesta sexta-feira, 3.

“Costumamos dizer que mães são fadas, que têm uma relação sagrada com seus filhos, e o objetivo é permitir que esses pequenos possam ter o amparo de suas genitoras, com toda a segurança, num processo de reinserção na sociedade”, ressalta Cezarinete Angelim

Da cerimônia participaram ainda o juiz da Vara da Criança e do Adolescente de Rio Branco, Romário Divino e a juíza Mirla Regina, juíza auxiliar da Presidência do TJAC.

A iniciativa, que contribui para a reestruturação familiar, acontece assim: em dias marcados, as reeducandas vão até suas crianças com toda a segurança, para momentos de interação com seus filhos.

A ação, segundo o Judiciário, proporciona um forte e permanente abraço entre mães e filhos, renovando o vínculo materno e reestruturando elos e relações de carinho, afeto e amor.

A iniciativa do Tribunal de Justiça considera que, como as presas ingressam, e um dia terão de sair, é preciso atuar na ressocialização para que saiam melhor do que entraram. Além disso, elas têm acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais.

geral0402