DNIT trabalha na recuperação da ponte sobre o Rio Tarauacá, na BR-364

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre já começou a trabalhar na recuperação da ponte sobre o Rio Tarauacá, localizada na BR-364, em Tarauacá. Isso ocorre após a identificação de uma grande cratera na cabeceira da ponte, que se agravou devido às recentes chuvas na área.

De acordo com Ricardo Araújo, superintendente do DNIT no Acre, a equipe já está no local, agindo. “Estamos recuperando a cabeceira da ponte sobre o Rio Tarauacá, na BR-364, para garantir o tráfego com segurança”, afirmou Araújo. O objetivo principal das obras é assegurar a segurança dos usuários da estrada, evitando o risco de novos desabamentos.

Com um planejamento cuidadoso para minimizar os impactos no tráfego, o DNIT implementará um desvio temporário. “A obra de recuperação está programada para começar até o final de abril. Será criado um desvio e a entrada na ponte será pela lateral, para então procedermos à recuperação total do trecho afetado”, explicou Araújo. A intervenção inclui o estaqueamento da ponte para sua posterior extensão, uma medida crucial para garantir a estabilidade e durabilidade da estrutura.

Araújo também enfatizou os esforços para fortalecer o terreno ao redor da ponte. “Estamos trabalhando desde a base, colocando pedras, e faremos um aterro quando o solo começar a secar. Por enquanto, está muito úmido e o rio ainda está próximo”, disse. Essa fase do projeto é crucial, considerando a saturação do solo causada pelas atuais condições climáticas.

A prioridade é garantir o tráfego seguro pela BR-364, uma rota vital para a região. O monitoramento constante das condições do local garante uma resposta rápida a qualquer sinal de perigo, conforme assegurado pelo superintendente.