Disputa entre Sinteac e Sinproacre está longe do fim

A disputa sobre qual sindicato representa os trabalhadores em Educação no Acre ganhou mais um capitulo nesta segunda-feira, 15, após a publicação no Diário Oficial da União (DOU), ocorrida no último dia 12, de uma Nota Técnica que suspendeu o registro sindical do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Acre – Sinproacre. Com a publicação, a representatividade da categoria volta a responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – Sinteac. A determinação da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho.

Diante da decisão, a atual presidente do Sinteac, Rosana Nascimento disparou afirmando que “O único sindicato da Educação existente no Estado do Acre é o Sinteac”. Por telefone, a sindicalista enfatizou que o Sinteac provou legitimidade e por isso teve a decisão a seu favor, destacando ainda que desde 1964 a entidade atua na luta em defesa dos direitos dos professores e trabalhadores da educação no Acre.

“O Sinteac começou sua história de luta em favor dos trabalhadores da educação em 1964, quando surgiu como o Associação dos professores primários, depois se passou a atingir todos os professores e em 1982, quando passou a ser o Sinteac, representando os professores e funcionários em Educação. Portanto o único sindicato da Educação existente no Estado do Acre é o Sinteac”.

Após conhecimento da publicação, o Sinproacre tratou de emitir um comunicado sobre o que a entidade chama de “Nota técnica de uso de fundamentação ilegal para beneficiar o sinteac”, e afirma que nesta terça-feira, 16, estarão em Brasília para acionar a Polícia Federal e o Ministério Publico Federal do Trabalho para investigar suspostas ilegalidades na elaboração da nota técnica.

“Já estamos acionando a Polícia Federal em Brasília e o Ministério Publico Federal em Brasília para investigar que foi corrompido para elaborar a nota técnica recheada de ilegalidade. A direção do SINPROACRE tranquiliza a todos os sindilizados”, disse a assessoria do sindicato.

O Sinproacre informou ainda que a carta sindical do sindicato está ativa e por conta disso a entidade continua representando a categoria.