Rio Branco
23°C
terça-feira, 23 de junho de 2026
02:28

Detran Escola oferece suporte a candidatos que necessitam de alfabetização para adquirir ou renovar a CNH


Estudar e interpretar as questões do teste teórico e psicológico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser um desafio para aqueles que tiveram que abandonar os estudos cedo devido ao trabalho. É uma realidade enfrentada por muitas pessoas, como o caso de Mário César de França, auxiliar de serviços gerais, que precisou sustentar sua família desde a infância.

Por não conseguir passar no teste teórico da CNH, ele abandonou o processo, mas agora está determinado a obter sua habilitação com a ajuda da escola do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC).

A escola oferece aulas de alfabetização e compreensão das questões, além de ensinar o manuseio do computador, já que o teste é realizado online. Para Mário, a obtenção da CNH significa conforto e dignidade, já que ele pedala mais de 15 quilômetros para ir e voltar do trabalho.

Ele aproveita o horário de almoço para estudar na escola do Detran e está determinado a não desistir até conquistar sua habilitação. O Detran/AC auxilia candidatos com dificuldades no processo de obtenção da CNH desde 2011, oferecendo aulas que visam torná-los capazes de ler, escrever e se comunicar por meio dessas habilidades.

A escola do Detran proporciona uma nova chance para candidatos como Maria Nilce Pinheiro, dona de casa, que, após 19 tentativas, finalmente passou no teste teórico e concluiu o processo de habilitação. As aulas do projeto Detran Escola são agendadas conforme a disponibilidade dos alunos, de segunda a sexta-feira, das 7 às 14 horas. O

s interessados podem procurar a Coordenadoria de Educação, localizada na Unidade de Parqueamento do Detran, em Rio Branco.