Detran/Acre aposta na modernização dos serviços em 2017 para atender usuários

Um novo tempo, o da interiorização dos serviços, o da modernização dos sistemas e de mais celeridade no atendimento será a marca do Departamento Estadual de Trânsito do Acre, o Detran/AC, em 2017. Umas das autarquias que mais crescem no estado, o órgão se prepara para a expandir seu leque de serviços ainda mais, este ano, sobretudo ao anunciar a construção de sua sede própria, numa área de seis hectares, na avenida Amadeo Barbosa, no Segundo Distrito.

Tanto arrojo justifica-se pela demanda de serviços de alta complexidade, todos os dias, nos diversos setores da instituição.

“Estaremos avançando, e muito, este ano, com ações que vão permitir atender com mais rapidez, eficiência e comodidade as pessoas que precisam do Detran”, garante o diretor-presidente, Pedro Luís Longo.

Com relação à nova sede, as negociações em torno da cessão do espaço, que será próximo ao estádio Arena da Floresta, estão sendo feitas pela Procuradoria Geral do Estado. Depois de pronta, a obra vai atender facilmente à demanda da pasta pelos próximos 30 anos.

“Trata-se de algo que vai atender, não somente, o nosso público atual, mas os das próximas décadas”, explica Longo. Uma série de benefícios à cidade também compõe a lista de planejamento dos engenheiros que trabalham no projeto da nova sede. Entre elas, destacam-se a facilidade de acesso e a concentração de praticamente todos os serviços num único local. Hoje, o Detran-AC funciona em vários prédios diferentes.

Mas as metas da direção vão além. Ainda para esse primeiro semestre de 2017, um planejamento conjunto com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência de Trânsito de Rio Branco, a RBTrans, vai permitir que um pacote de obras de melhorias de rotatórias e de vias consideradas problemáticas seja posto em prática, garantindo mais fluidez ao trânsito da capital.

Hoje, a frota do Acre é de 25.155 veículos de diversas categorias, dos quais, a maior parte circula em Rio Branco. Por isso, é preciso garantir mais comodidade e conforto ao motorista que utiliza do sistema de trânsito diariamente no estado. E a direção do Detran-AC sabe disso.

Segundo Pedro Longo, uma das rotatórias que será melhorada é a da Uninorte, próximo ao supermercado Araújo Mix. A ideia é que homens da Empresa Municipal de Urbanização comecem as modificações recomendadas pelos engenheiros de trânsito do Detran, já neste próximo mês de março.

“Basicamente, vamos alongar a rotatória”, frisa Pedro Longo.

No interior, duas novas Circunscrições de Trânsito, as Ciretrans, como são chamadas as representações da autarquia nos municípios, serão instaladas em Capixaba e Manuel Urbano. Atualmente, o Detran tem 12 Ciretrans em todo o estado.

“Essas unidades garantem à população um serviço lá na sua comunidade, sem a necessidade de vir a Rio Branco”, explica o diretor-presidente.