Deputado Leo de Brito vai lançar livro sobre o Tratado de Cooperação Amazônica e sustentabilidade

A expectativa é que o livro, que está em fase de revisão, seja publicado ainda em 2022

Convidado pela Editora Dialética, o deputado federal do PT e professor de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), Leo de Brito, vai lançar um livro sobre o Tratado de Cooperação Amazônica e sustentabilidade na região. A obra é fruto da sua dissertação de Mestrado.

“A questão da Amazônia é uma discussão permanente, sobretudo, com o aumento do desmatamento no governo do Bolsonaro, as discussões sobre o acordo do clima e tantas outras questões que envolvem a região em outros países. É um tema de grande relevância, por isso chamou atenção e nós acertamos a publicação com a Editora Dialética”, explica Leo.

A obra é fruto de sua dissertação de mestrado (Foto: Ascom Leo de Brito)

A obra de Leo de Brito dá ênfase ao Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), assinado em 3 de julho de 1978, pelos oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O TCA visa promover “o desenvolvimento harmonioso e integrado da bacia amazônica, de maneira a permitir a elevação do nível de vida dos povos daqueles países, a plena integração da região amazônica às suas respectivas economias nacionais, a troca de experiências quanto ao desenvolvimento regional e o crescimento econômico com preservação do meio-ambiente”.

A expectativa é que o livro, que está em fase de revisão e conta com a colaboração do professor da Ufac, Ermício Sena, seja publicado ainda em 2022.