Curiosidades: De onde vem o feriado de Carnaval?

O carnaval acabou na última semana, mas há quem já esteja na contagem regressiva para o de 2018. Seja para cair na folia ou para aproveitar uns dias de descanso, o período carnavalesco é bem quisto por todos.

Mas como se define a data de carnaval?

O carnaval, apesar de ser uma festa considerada pagã, está ligado de forma direta à Páscoa. O último dia da festa, a terça-feira de carnaval, termina sempre 40 dias antes do domingo de Ramos – que precede a Páscoa. Esse período é denominado de Quaresma, tendo a quarta-feira de cinzas como primeiro dia, momento em que muitos cristãos se dedicam a reflexão e conversação com Deus, além de realizarem alguns tipos de jejum.

O carnaval não tem data certa pois, de acordo com estudiosos (católicos) da bíblia, Cristo ressuscitou num dia de lua cheia, perto do equinócio de primavera (Hemisfério Norte). Com base nisso, no Concílio de Niceia, evento realizado pela Igreja Católica no século III d.C, foi decidido que a celebração da Páscoa dar-se-ia no domingo que sucedesse a primeira lua cheia da primavera.

Por isso essa variação de data do Carnaval e da Páscoa. No próximo ano, por exemplo, a festa carnavalesca acontecerá entre os dias 9 e 14 de fevereiro
A Quarta-feira de Cinzas representa, portanto, o primeiro dia da Quaresma. Como a data é flutuante, a ela pode cair entre 4 de fevereiro e 9 de março. Já o domingo em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ou Páscoa, sempre acontece entre 22 de março e 25 de abril.

Assim, como o feriado da Páscoa é variável, a data do Carnaval também segue essa mudança.