Culturas Ayahuasqueiras são tema de diversas iniciativas culturais

A “Ayahuasca” e todas as manifestações rituais e culturais a ela relacionadas hoje são foco de diversos estudos e pesquisas, tanto no âmbito comunitário, no sentido de reconstituir e registrar a história dos diversos centros, como no âmbito acadêmico, onde pesquisadores debatem e problematizam essa temática, em sua multiplicidade e diversidade culturais.

O interesse externo se dá, em grande medida, pela expansão que os rituais urbanos da Ayahuasca alcançaram mundialmente, quando esta bebida transpôs os limites da floresta amazônica, onde é milenarmente utilizada por indígenas de diversas etnias, e passou a compor a base de religiões urbanas. Observa-se, nos últimos anos, o crescimento dos estudos sobre as chamadas religiões ayahuasqueiras brasileiras, principalmente no que se refere à produção acadêmica.

A pesquisa “Memórias Ayahuasqueiras através da imprensa acreana” se insere neste contexto. A pesquisadora Lucimeire Macedo, com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc – LAB, através do Prêmio de Arte e Patrimônio disponibilizado pela Fundação Garibaldi Brasil – FGB, realizou ampla consulta no acervo hemerográfico do Museu da Borracha, pesquisando três diferentes periódicos entre os anos de 1970 e 2000, identificando e digitalizando 104 matérias, nas mais diversas abordagens: cultura, religiosidade, jurídica, policial, entre outras. O material está sendo disponibilizado à comunidades e espaços de memória ayahuasqueiros.

Outra iniciativa importante é a do músico e pesquisador Daniel Flores, um dos responsáveis pela banda musical que atua no Centro Espírita Príncipe Espadarte, dirigido pela Madrinha Francisca Gabriel. Seus estudos relacionados à musicalidade do referido centro, com o objetivo aprofundar o conhecimento relativo a esta cultura musical e ajudar no trabalho de preservação deste patrimônio cultural, deram origem ao projeto “Mestre Daniel e os compositores da luz”, com dois desdobramentos práticos: um CD instrumental de cânticos rituais, chamados pontos, que está sendo gravado através da LAB, via Prêmio de Arte e Patrimônio da FGB; e um CD instrumental de cânticos rituais, chamados salmos, que está sendo gravado através do Edital de Arte e Patrimônio da Fundação Elias Mansour, também pela LAB. No trabalho, Daniel conta com a participação de músicos convidados, como Gabriel Neto, Mestre Matraca, Saulo Olímpio, Gabi Oliveira, Sérgio Morais, Pedro Cruz, Antônio Geraldo, André Dantas e Felipe Fiuza. Em breve, os dois CDs estarão disponíveis para o público.

Já o projeto “Mulheres Ayahuasqueiras: resgate histórico e cultural”, coordenado pela historiadora Flávia Burlamaqui e financiado pelo Edital 2020 do Fundo Municipal de Cultura da FGB, realizou três entrevistas, captadas em vídeo, com mulheres de três diferentes centros ayahuasqueiros situados em Rio Branco. As entrevistas têm como foco registrar o papel fundamental exercido pelas mulheres nas religiões ayahuasqueiras urbanas, que são diferenciados nas diversas vertentes. O objetivo da pesquisadora, além do registro, é gerar material de natureza primária para ser disponibilizado em diferentes instituições culturais, que possa desencadear novas reflexões e novos produtos culturais relacionados à temática.

O acervo histórico do Memorial da Madrinha Francisca, do Centro Príncipe Espadarte, também está sendo dinamizado e ampliado através de projetos culturais. O trabalho mais recente é a organização da sua Biblioteca Musical, que com recursos do Fundo Municipal de Cultura e da LAB, ambos disponibilizados pela FGB, está sendo todo organizado e catalogado, com edição de áudios captados no período de 2015 a 2019. O material ficará disponível no acervo para consultas e estudos, mediante regras estabelecidas, tendo em vista a característica ritual dos áudios.

A realização das atividades citadas, além de refletir a importância que a Ayahuasca, contribui para o registro das histórias e das memórias da Ayahuasca, vertente da cultura acreana que tem projeção não apenas no Brasil, mas também em vários países do mundo.(Assessoria)