CULTURA DE INOVAÇÃO, ONDE ENCONTRO?

O comércio está cada vez mais globalizado, se você pensa que inovação é coisa de Startups do Vale do Silício, está muito enganado. Estamos num mundo globalizado, nunca se falou tanto sobre esse tema, Cultura de Inovação –  ausência de comportamentos, regras e ambientes que impeçam o desenvolvimento do impulso natural das pessoas em sugerir melhorias e inovações, aliada a um conjunto de visões, procedimentos e recursos que potencializem estas iniciativas.

INOVAÇÃO NÃO É INVENÇÃO – Inovação no mundo corporativo, tem o objetivo de dar resultado.

Geoff Nicholson, o “pai do Post-It”, inovador líder da 3M: “Inovação é transformar conhecimento em dinheiro”.

A inovação precisa ser viável, sustentável e dar retorno financeiro. Mas afinal quais áreas se pode inovar? vamos fazer uma pequena lista.

  • Inovação em Produto – Quando a empresa lança um produto novo ou aperfeiçoa aquele existente, causando um aperfeiçoamento e um grande efeito no consumidor.
  • Inovação em Serviço – da mesma forma que os produtos, a empresa precisa oferecer um serviço transformador, primeiro no ambiente interno, seus processos, relações de trabalho e processos, depois o cliente externo, no mundo virtualizado em que vivemos, isso proporciona o uso de vários aplicativos, A nova geração de consumidores procura mais que um serviço de qualidade. As pessoas querem algo personalizado que reflita a sua própria identidade. Isso é feito por meio de um intenso trabalho de inovação e marketing— e um dos mecanismos essenciais para uma empresa.
  • Inovação em Processos – é quando a empresa cria um novo método, para um processo essencial para o seu negócio, trazendo um ganho maior na sua produtividade, com redução de custos e avanços em tempo e criatividade do produto e/ou serviço final.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO PARA AS EMPRESAS? Empresas que tem a cultura voltada para a inovação, são empresas que demonstram maior agilidade para identificar tendências de mercado e atender as novas demandas que elas trazem.

  • COMUNIQUE-SE COM O PÚBLICO INTERNO (colaboradores)
  • MELHORE O AMBIENTE
  • DESENVOLVA ESPAÇOS DE DIÁLOGOS HORIZONTAIS
  • DÊ VAZÃO AS IDÉIAS – os momentos de reuniões, brainstormings, momentos para estimular a criatividade dos colaboradores.

 Os líderes de hoje precisam entender que a inovação cada vez mais deixa de ser um diferencial competitivo e passa a ser um meio de sobrevivência. Saiba aproveitar as vantagens de um mundo conectado e construa uma gestão voltada para inovação.

 GINA VALENTE

CRA 1028 –  F 68 99977-2786

  • Empresária, Head Trainer e Palestrante
  • Analista Comportamental – Analista 360º / PNL – Practitioner em Programação Neurolinguística – IBC com certificações Internacionais: ECA (European Coaching Association), GCC (Global Coaching Community) e ICI (International Association of Coaching Institute)
  • Graduada em Administração de Empresas (FAAO), Especialista com MBA em auditoria, controladoria e tributos – (uninorte)
  • Consultoria Empresarial – Fia