Copa do Brasil: Botafogo e Corinthians tentam “rotas alternativas”

Corinthians e Botafogo terão de recorrer a caminhos alternativos para conseguir garantir a vaga na Copa do Brasil de 2025. Os dois são os únicos times que disputam a Série A que não tem mais chances de conquistar títulos das principais competições estaduais neste ano.

Com as eliminações de forma precoce no estadual, as duas equipes ainda podem conseguir a vaga na Copa do Brasil, em torneios estaduais”paralelos”.

O Corinthians poderá conseguir a vaga no segundo semestre, através da Copa Paulista, que foi criada para preencher o calendários de equipes menores. O time não disputa a competição desde 2019 e ainda não se manifestou se irá participar esse ano.

Já o Botafogo poderá conseguir a vaga através da Taça Rio, torneio que é disputado entre os times que ficam da quinta até a oitava colocação no primeiro turno. No ano passado, foi pelo certame menor que o Botafogo conseguiu garantir a vaga na Copa do Brasil deste ano.

A equipe paulista teve um péssimo início no Paulistão, chegando até mesmo a ser cotada para ser uma das equipes rebaixadas. Após a demissão do treinador Mano Menezes e a chegada do seu substituto, António Oliveira, o time melhorou, escapando da degola mas não conseguindo a classificação para a próxima fase.

Já o Botafogo foi eliminado no início do mês e está fora das semifinais do Campeonato Carioca. Esse é o segundo ano seguido que a equipe não consegue avançar para a fase decisiva da competição.

Outros caminhos

Se não conseguirem a vaga pelas competições locais, os times terão algumas outras alternativas parecidas para buscar a vaga na Copa do Brasil no ano que vem. Ambos conseguirão a vaga se vencerem a Copa do Brasil deste ano (o Corinthians está na segunda fase, e enfrentará o São Bernardo, o Botafogo entra diretamente na terceira fase por estar na Libertadores.)

Ambos também podem garantir a vaga através do Brasileirão 2024, caso se classifiquem para a Libertadores do ano que vem. O Corinthians disputa a Sul-Americana nesse ano, e se vencer também pode garantir a vaga, assim como o Botafogo na Libertadores.