Consumo consciente: energia solar gera economia e minimiza impactos ao meio ambiente

Pensando em consumo consciente, o Meu Financiamento Solarmaior fintech de crédito para energia solar do país, reforça a importância do consumo consciente dos recursos naturais. “Em um mundo globalizado que passa por mudanças climáticas, a busca por fontes alternativas de energia é fundamental para minimizar impactos ao meio ambiente”, afirma Carolina Reis, diretora geral da fintech.

Além de proporcionar economia na conta de luz do consumidor, a energia solar traz alívio para o sistema elétrico brasileiro, reduzindo a necessidade de acionamento de usinas térmicas movidas a combustíveis fósseis e ajudando a preservar os reservatórios das hidrelétricas.

Um levantamento feito pela consultoria especializada Volt Robotics, encomendado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), aponta que sem a geração distribuída (GD) de energia solar, aquela produzida por painéis instalados em telhados e fachadas de residências, a crise hídrica de 2021 teria um custo 48,6% maior, de R$ 28 bilhões para R$ 41,6 bilhões.

Ainda segundo a pesquisa, no período de maior incidência solar, quando os painéis produzem mais eletricidade, a geração própria de energia solar corresponde a um alívio de 10% na carga do Brasil, além de reduzir perdas técnicas na distribuição.


Outra vantagem ambiental da energia solar é a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE), o que está alinhado ao propósito global de limitar o aquecimento da temperatura média do planeta a 2ºC até 2030. “Desempenhamos um papel importante no mercado de novas energias por oferecer crédito com condições e prazos que cabem no bolso da maioria dos brasileiros. Para nós, o principal ponto é tornar a energia solar acessível a todos em prol do desenvolvimento sustentável e com o intuito de gerar um futuro mais positivo”, destaca Carolina.