Coluna Moisés Alencastro


Seja bem-vinda Maria Luiza El-Shawwa Delilo, nova baby do casal Rafaela El-Shawwa e Patrick Delilo. Maria Luiza nasceu linda, saudável, na Maternidade Santa Juliana, domingo (12) às 17h20, com 47cm e 3,330kg. Tudo de bom para a família!

Sem a possibilidade de uma festa tradicional por conta do distanciamento social, Patrícia Rêgo comemorou a chegada da idade nova, domingo (12), ao lado dos filhos João Pedro, Bernardo, Arthur e Enrico e do marido Marinho Galo em sua casa. Os amigos participaram do festejo via online.

Estreou, terça-feira (14), no canal Le Monde Diplomatique Brasil, no YouTube, a nova série: “Vozes da Floresta – A aliança dos povos da Floresta de Chico Mendes a nossos dias”. Serão 16 entrevistas e um mini-documentário. A série conta com a participação de indígenas, seringueiros e pensadores discutindo a Aliança e as lutas pela preservação de 1987 a nossos dias. A estreia foi com o líder indígena, ambientalista e escritor, Ailton Krenak.


Mesmo sem poder reuniu amigos e o restante da família para o tradicional almoço de Páscoa em decorrência do isolamento social a personal welcome, Dani Florêncio (@daflorencio1), montou uma mesa linda e estilosa, bem ao seu estilo. Arrasou!

Com a redução do número de corridas, muitos taxistas encontram-se sem renda, sem saída para sustentar suas famílias. Diante da urgência e da gravidade da situação vivida pelos cidadãos brasileiros em decorrência da pandemia, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) apresentou um Projeto de Lei para suspender os pagamentos de financiamento de veículos para taxistas enquanto durar o estado de calamidade no Brasil. Tais valores seriam acrescidos em prestações ao final do contrato sem cobrança de juros.
*** “Será de fundamental importância que o setor financeiro dê sua contribuição para a classe desses trabalhadores deixando de cobrar dívidas vencidas dos financiamentos.” disse a deputada.

Lives
Neste momento de grande preocupação mundial com o Coronavírus e as recomendações médicas e das autoridades para mantermos distaciamento social, diversas iniciativas têm sido criadas para levar música e incentivar todas as pessoas – que podem – a ficar em casa. Os mais variados estilos musicais têm animado pessoas na quarentena. Na terrinha, Brunno Damasceno, Iana Sarkis e Sandra Melo tem feito a alegria dos fãs.


Produtores culturais
Artistas, produtores, profissionais de cultura, afetados pela impossibilidade de prosseguir com suas atividades diante da crise provocada pela epidemia do novo coronavírus, por meio de um abaixo-assinado que circula por todo o estado, pedem ao governo do Estado medidas para ajudar o setor da cultura. O texto ressalta que os produtores culturais precisam de um subsídio financeiro, pois estão com sua renda “comprometida e em situações de extrema vulnerabilidade social”.


Segue,
“A proposta é que o governo abra um edital de incentivo alocando os recursos para desenvolver atividades posteriores, quando passar essa pandemia”, diz Lenine Alencar, presidente da Federação de Teatro do Acre (Fetac).


Mesa décor
Não importa se vai comer com a família ou se irá receber amigos. Na hora da refeição, a mesa está sempre bonita, com cada coisa em seu lugar, os arranjos, harmonia das cores, pratos, talheres e guardanapos da maneira certa. É assim a jornalista e colunista social, Robertha Moura. No domingo de Páscoa ela mostrou via redes sociais mais uma de suas admiráveis criações. Merecidamente recebeu vários elogios.


Via Verde Shopping
A Saphyr Shopping Centers, administradora do Via Verde Shopping, reforça a campanha de prevenção à propagação da covid 19 com uma parceria especial. O grupo musical Dó Ré Mi, sob a regência do maestro Leandro Randolfo, protagoniza o clipe A Prevenção está em Nossas Mãos. Com a música de Arnaldo Antunes, a companhia alerta para a importância da higienização das mãos para evitar a disseminação do novo coronavírus. O lançamento será hoje (16) com a One RPM e nas mídias sociais dos shoppings da companhia.


FestVida Arte de Casa para o Mundo
A Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil lançou o edital “FestVida Arte de Casa para o Mundo”. Os artistas e fazedores de cultura vão realizar apresentações direto de casa e transmitam ao vivo em suas redes sociais. Para o edital foi destinado de R$ 50 mil para o pagamento dos artistas.


LGBTflix
Na última quinta-feira (9), o grupo do #VoteLGBT lançou a plataforma LGBTflix, um serviço de streaming que vai disponibilizar gratuitamente filmes com conteúdo com ênfase na diversidade. Os filmes selecionados para integrarem o catálogo da LGBTFlix são de cineastas brasileiros de várias regiões do país. O serviço funciona de forma colaborativa e está aberto para qualquer cineasta inscrever os próprios conteúdos audiovisuais, basta preencher formulário disponível no site.


***No catálogo, está disponível produções como o filme “Eu não quero voltar sozinho”, o documentário “Que os olhos ruins não te enxergue”, entre outros títulos.


Festival Together at Home
Lady Gaga em parceria com a Organização Mundial da Saúde e a ong Global Citizen pilota o festival de música One World: Together at Home, um projeto destinado ao combate à disseminação do novo coronavírus. O festival transmitidos ao vivo no próximo sábado (18), das 20:00 às 22:00, em diversas canais, como YouTube, Facebook, Instagram e Twitter, além de plataformas de streaming.


*** Dentre os já confirmados, além de Lady Gaga estão Alanis Morissette, Elton John, Billie Eilish, Lizzo, Paul McCartney, Stevie Wonder, Maluma e, é claro, a própria Gaga.