Connect with us

Cotidiano

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos no litoral de SP

Published

on

O cineasta e diretor Toni Venturi morreu na tarde deste sábado (18), em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Ganhador de mais de 60 prêmios em festivais de cinema, Venturi se afogou na praia de Barra do Una.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado na ocasião, porém o óbito foi confirmado às 17h40. A prefeitura da cidade informou ainda que o diretor de “Cabra-Cega” (2005) estava acompanhado de sua esposa, Débora Duboc.

“Por ainda estar dentro do período conhecido como “hora de ouro” do afogamento, a equipe de suporte avançado do Samu, composta por um médico, seguiu todos os protocolos recomendados”, afirmou a prefeitura em nota.

O corpo do cineasta foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Caraguatatuba para os procedimentos legais necessários.

A informação também foi confirmada pela produtora em que Venturi era sócio fundador, Olhar Imaginário.

Segundo a empresa, o cineasta será velado nesta segunda-feira (20) das 13h às 20h, na Cinemateca Brasileira, no bairro Vila Clementino, na zona sul de São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Venturi pelas redes sociais.

Advertisement

“Sempre trabalhou por um cinema nacional forte, atuando para a organização e desenvolvimento do nosso setor audiovisual e por um Brasil democrático, com cultura, consciência social e solidariedade. Meus sentimentos e solidariedade para seus familiares, em especial sua esposa, Débora e filhos Theo e Otto, amigos, colegas e admiradores”, disse Lula.

Quem era Toni Venturi

Toni Venturi foi diretor de nove filmes de longa-metragem lançados nos cinemas, sendo quatro ficções e cinco documentários que receberam 68 prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais.

O cineasta era formado em cinema na Ryerson University, Toronto, Canadá e era reconhecido pelos filmes de cunho humano, político e social. Além disso, foi presidente da Associação Paulista dos Cineastas (Apaci), em 2001.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos no litoral de SP no site CNN Brasil.

Advertisement
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *