Rio Branco
27°C
terça-feira, 10 de novembro de 2026
20:45

Câmara aprova Lei que reajusta salário mínimo para R$ 1.040 a partir de 2020

O Congresso Nacional aprovou o texto-base da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020. A LDO é a base utilizada pelo governo para elaborar a proposta de Orçamento da União para 2020. Entre outros pontos, o texto relaciona as metas e prioridades da administração federal.

A proposta foi analisada mais de um mês depois da chegada ao Congresso do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) referente ao próximo ano.

Um dos pontos que levantam polêmica é o reajuste do salário mínimo para o ano que vem. O Congresso rejeitou um destaque (sugestão de alteração do texto) que estabelecia uma regra para assegurar ganho real no reajuste do salário mínimo.

A proposta previa a seguinte fórmula: “Os reajustes do salário mínimo para 2020 corresponderão à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado e divulgado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulada nos doze meses anteriores ao mês do reajuste e, a título de aumento real, será aplicado o percentual equivalente à taxa de crescimento real do PIB, apurada pelo IBGE, para o ano de 2018”.

O texto aprovado pelo Congresso prevê a correção do salário mínimo apenas pela inflação, nos termos da proposta enviada pelo Poder Executivo.

Portanto, levando em conta a proposta aprovada, o salário mínimo não terá aumento real em 2020, mas apenas compensação da inflação. A proposta é que o pagamento suba dos atuais R$ 998 para R$ 1.039. A oposição tenta reverter a situação e conceder um reajuste real para o salário mínimo.

A partir de janeiro

O reajuste do salário mínimo, a partir de janeiro do ano que vem, em 4,2%, passando dos atuais R$ 998 para R$ 1.040. O valor será pago nos contracheques de fevereiro. O percentual de 4,2% que será aplicado ao salário mínimo no próximo ano corresponde à previsão de inflação para este ano do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Por se tratar de uma estimativa, é possível que ocorra, até o fim do ano, alguma variação no valor de R$ 1.040. No próprio PLOA enviado ao Congresso, o governo já propôs a revisão do valor para R$ 1.039. A questão deve voltar a ser discutida pelos parlamentares até o fim do ano.

deneme bonusuJojobetjojobetqueenbetkavbetgüvenilir casino siteleriyasal bahis sitelerigüvenilir casino siteleriJojobetGrandPashabet Güncel girişgrandpashabet girişgrandpashabet girişGrandPashabetgrandpashabetbahis sitelerikumar sitelerijojobetjojobet girişjojobetjojobet girişGrandpashabetGrandpashabetjojobetgüvenilir bahis sitelerigüvenilir bahis sitelerikahraman haberjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişbetparkjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişJojobetgiftcardmall/mygiftextrabetextrabet