Aulão de carnaval será realizado nesta sexta-feira, no Novo Mercado Velho

Por Andréia Oliveira – Com o tema “a camisinha é a fantasia que não pode faltar neste carnaval”, a Secretaria de Saúde de Rio Branco lança nesta sexta-feira, 1° de março, às 16h30, no Novo Mercado Velho, as ações de carnaval que serão desenvolvidas nos locais onde serão realizadas as festas populares na capital.

Como parte da programação será realizado um Aulão de Carnaval com alunos do Programa Saúde em Movimento, desenvolvido nos núcleos de Rio Branco. O Bloco da Prevenção, que todos os anos percorre as festas e bailes da cidade durante a festa momesca, também será apresentado na sexta-feira, 1°.

O bloco vai percorrer os bailes carnavalescos e os cinco bairros onde haverá festa popular realizada em parceria com a Prefeitura, levando informações e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, e fazendo a distribuição de preservativos como forma de proporcionar um carnaval mais seguro ao folião. A meta é que sejam distribuídos em torno de 72 mil unidades de preservativo masculino, 1 mil feminino e 22 mil lubrificantes.

A Tenda da Prevenção, uma novidade neste carnaval, será montada no Novo Mercado Velho, na Avenida Epaminondas Jácome, onde ficará durante todas as noites de folia, com profissionais orientando a população quanto à importância da prevenção de doenças, disponibilizando preservativos e fazendo testes rápidos de Fluído Oral.

No Aulão de Carnaval serão desenvolvidas atividades de ginástica aeróbica, zumba e dança, sob a orientação de profissionais de educação física que atuam diariamente nos bairros da capital, através do Programa Academia da Saúde. O público alvo da atividade são os alunos do Programa, servidores da secretaria Municipal de Saúde, usuários dos serviços de saúde e a comunidade em geral.

O objetivo é chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde, com foco na prevenção e promoção da saúde, atuando com intuito principal de prevenir e diminuir os fatores de risco das doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares e circulatórias (hipertensão, diabetes, infarto), assim como para as infecções sexualmente transmissíveis, cujos índices têm aumentado muito nos últimos anos. Dados recentes da Secretaria Estadual de Saúde revelam aumento do HIV na população masculina, sendo 69% dos casos diagnosticados nos homens e 31% nas mulheres. A faixa etária de maior ocorrência das infecções sexualmente transmissíveis está na população de 15 – 49 anos.

Alerta contra a dengue durante a folia

A prefeitura vai aproveitar as festas carnavalescas, que reúnem grande número de pessoas, para alertar sobre a importância da prevenção e cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

Equipes da secretaria de Saúde farão ações educativas no intuito de informar a população para que não deixem tampas de garrafa, latas, copos ou recipientes descartáveis diversos que possam acumular água e ser um potencial criadouro do mosquito. Rio Branco vive uma epidemia de dengue, a prefeita Socorro Neri decretou Situação de Emergência no dia 18 de fevereiro e todos os esforços estão sendo feitos no sentido de reduzir esses índices. (Com informações da Secretaria de Saúde – SEMSA).