Aqui pelas terras de Galvez, tudo calmo. Teremos ônibus elétrico e tudo. Mas aguardemos tá!

Sextou

Bom dia, boa tarde, boa noite.

Inicio a coluna de hoje enviando minhas condolências aos amigos, espectadores e familiares da grande jornalista Cristiana Lôbo. Ela sabia como ninguém analizar os bastidores da política nacional, comentava com uma retórica impecável, e traduzia com simplicidade os meandros e facetas do complexo mundo e submundo da política. Vá com Deus, era minha Marília Mendonça da política jornalística.

Lá pelas terras Tupiniquins, “tudo como dantes no quartel de Abrantes”… Teve calote, centrão em alta, filiações, auxílio Brasil, orçamento secreto e até uma rosa no meio do caminho.

Ao determinar através de liminar que as emendas do relator (orçamento secreto), sejam suspensas e que haja transparência quanto ao repasse dos recursos, Rosa Weber se colocou não como uma rosa, mas como uma pedra no caminho das negociatas do centrão/presidente/deputados.

Explico: sem orçamento secreto, o governo não tem como negociar votações favoráveis. A relação vai azedar entre deputados (que querem destinar emendas para seus redutos eleitorais) e o governo que suas pautas aprovadas e assim pavimentar a reeleição de Bolsonaro. É uma relação fisiológica, diria até comensal.

E por falar em relações fisiológicas, Bolsonaro voltou p’ra onde nunca tinha saído, o centrão. Seu novo partido, o PL de Valdemar da Costa Neto, é o representante mais emblemático da velha política Brasileira.

Espera aí! Mas Bolsonaro não era antipolitico?

  • Não, não era!
  • Em seus 28 anos de baixo clero na política, aprendeu os melhores atalhos para se dar bem, e todos os caminhos levam ao centro. Toma lá dá cá; é a velha nova política, um museu de grandes novidades.

O novo líder de Bolsonaro é Valdemar da Costa Neto. E daí?

E daí que se o adágio popular, ” diga-me com quem andas que te direi quem tú és”, ainda estiver em voga temos um problema. Valdemar é aquele sujeito que foi preso e condenado no processo do mensalão. E daí né!

Bolsonaristas de ressaca Moral estão migrando para a candidatura de Sérgio Moro, que se filiou no Podemos.

Andam dizendo que Sérgio Moro é um Bolsonaro que “sabe usar garfo e faca”.

Moro será a terceira via? Ou a outra via de direita?
Ciro Gomes e Jair Bolsonaro reagiram à possível candidatura de Sérgio Moro. Também pudera, o juiz já alcançou 8% das intenções de votos, arranhou as candidaturas dos oponentes.

Enquanto isso Lula voa em céu de brigadeiro.

Aqui pelas terras de Galvez, tudo calmo. Teremos ônibus elétrico e tudo. Mas aguardemos tá!

Bocalom e Gladson se pintaram de verde lá em Glasgow, no discurso são os maiores defensores do meio ambiente por aqui. Só no discurso claro.

Ah! Lembrei! Tá calmo nada as terras de Galvez, teve vereador investigado pela PF, denúncia da máfia dos precatórios, saúde um caos, greve… Muita coisa, prometo contar tudinho na outra edição da coluna.

A vida é mesmo um sopro, agora sei!

Sigamos…

Franklin Ingma