Rio Branco
18°C
domingo, 5 de julho de 2026
06:23

Após protesto de internos, governo informa pagamento de uma parcela de repasse para a casa de acolhida Souza Araújo

Depois que internos da casa de acolhida Souza Araújo, lugar que cuida das pessoas com hanseníase, fecharam a BR-364 na manhã de segunda-feira, 18, em protesto pela falta de pagamento por parte do estado para manutenção do local, o governo por meio de nota, informou que deu início ao processo de pagamento de uma parcela da dívida.

“O governo informa que já protocolou, junto ao banco, nesta segunda-feira, 18, o pagamento no valor R$ 220 mil referentes ao convênio com a Diocese de Rio Branco. O recurso é destinado para as comunidades Souza Araújo, Estrela do Amanhã e Arco Íris. Esclarece ainda que após o pagamento ser protocolado junto ao banco, o dinheiro é depositado na conta da instituição em até três dias úteis”, informa.

Os internos reclamam que com a falta de recursos, a casa pode fechar, falta remédios, material para curativo, combustível para transportar os doentes entre outras coisas. Ainda no início do ano a diocese informou que não tinha mais condições de sustentar a situação.

Segundo a Diocese de Rio Branco, que é a responsável por administrar a casa de acolhida, as repasses estão atrasado há oito meses, é chegam a R$ 2 milhões.

O valor protocolado pelo governo é referente a apenas uma parcela, ou seja um único mês, segundo a assessoria de comunicação da Sesacre o pagamento é do mês de agosto de 2018.

O contrato do governo com a diocese de Rio Branco terminou em 2018. Ficando com três parcelas pendentes. O problema é que o governo ainda não renovou o contrato, deixando a administração das três entidades de mãos atadas.