Rio Branco
28°C
sexta-feira, 31 de julho de 2026
14:37

Aplicativo do MPAC apresenta indicadores de violência aos cidadãos

Os dados estão organizado em séries históricas para proporcionar uma visão abrangente do fenômeno da violência ao longo dos últimos anos, no Acre (Foto: TJAC)

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou na última segunda-feira (1) uma reunião para apresentar os “Painéis Gerenciais de Indicadores de Violência”, uma ferramenta que compila uma série de dados sobre taxas de violência e criminalidade no estado.

Desenvolvida no âmbito do Observatório de Análise Criminal, coordenação do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), a iniciativa em Business Intelligence (BI) apresenta informações coletadas em fontes oficiais sobre diversos campos, como mortes violentas intencionais, situação do sistema carcerário, violência doméstica, violência no trânsito, entre outros.

A apresentação dos painéis ao procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, foi conduzida pela secretária de Planejamento Institucional e coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, e pelo servidor Aldo Colombo, coordenador do Observatório de Análise Criminal.

Aplicativo fornece informações de violência no Acre em relação aos demais estados do país (Foto: TJAC)

Durante a reunião, foi enfatizada a organização dos dados em séries históricas, proporcionando uma visão abrangente do fenômeno da violência ao longo dos últimos anos no Acre, permitindo também a visualização de taxas por município e dados de outros estados.

O procurador-geral parabenizou a coordenadora do NAT e a equipe do Observatório pela iniciativa, destacando sua função de fornecer acesso a informações valiosas e consultivas, fundamentais para a formulação e avaliação de estratégias de prevenção e controle da criminalidade.

Para acessar as informações disponibilizadas na página do NAT, clique aqui.