Apiwtxa recebe ação de saúde e vacinação infantil contra a covid-19

As crianças acima de 5 anos de idade foram vacinadas contra a covid-19

No final do mês de fevereiro, a comunidade Apiwtxa recebeu uma ação de saúde promovida pela Marinha do Brasil, por meio da equipe do Navio de Assistência Hospitalar “Dr. Montenegro”, e pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá. A ação ocorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro, e contou com os atendimentos médicos, odontológicos, pediátricos, ginecológicos e a vacinação contra a covid-19 para crianças acima de cinco anos de idade.

As crianças foram imunizadas contra a Covid-19 (Foto: Yara Piyãko)

O atendimento contou com cerca de 40 profissionais, tendo também a participação de membros da comunidade para realizar a tradução em alguns casos. “Nosso trabalho é trazer assistência hospitalar e odontológica, e a partir deste ano de 2022, fazer pesquisa na área biomédica com comunidades ribeirinhas, mas também atendendo comunidades indígenas”, explica Shana Barroso, Primeiro-Tenente (RM2-S).

Na abertura das atividades, Francisco Piyãko, uma das lideranças da comunidade e coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj), falou sobre a importância deste intercâmbio cultural. “A gente faz tudo para que nossas crianças sejam bem cuidadas, se forme adultos não só fisicamente, mas tenham o seu espírito preparado para cá. Viver aqui é viver em uma sociedade que tem outros valores que muitas vezes não é compreendido lá fora. Aqui, mesmo com nossos conhecimentos da medicina tradicional, nós estamos interagindo com a ciência do mundo exterior, pois existem muitas doenças novas e é importante estarmos preparados”.

Vacinação contra a covid-19

O atendimento contou com cerca de 40 profissionais (Foto: Yara Piyãko)

Uma das ações de grande importância, foi a vacinação contra a covid-19 para as crianças acima de 5 anos de idade, que contou com grande adesão das famílias ashaninkas. “Estamos trabalhando para vacinar mais de três mil crianças indígenas dos oito municípios atendidos pelo Polo da Sesai no Juruá. Contamos muito com as lideranças e Conselho de Saúde para que possam se organizar nas aldeias e receber as vacinas e juntos ajudamos a acabar com esta doença”, declarou Iglê Monte da Silva, coordenadora do DSEI Alto Rio Juruá.

“Essa vacinação é muito importante! Eu fui uma das primeiras pessoas a ser imunisada aqui na Apiwtxa, muitas pessoas de fora ficavam querendo nos assustar, mas nunca acreditei nelas. Acredito na Ciência e a saúde é o que precisamos ter em primeiro lugar, por isso temos que trabalhar para vacinar todos. Aqui vacinamos os mais velhos, adultos e agora as crianças e é uma alegria muito grande, recomendamos a todos os parentes que se vacinem também!”, afirmou Wewito Piyãko, presidente da Associação Apiwtxa.

Segundo Shana Barroso, a vacina é um meio importante para controlar a covid-19 e outras doenças também. “Quando as pessoas se vacinam, você diminui imensamente o número de mortos pela doença, como estamos vendo com a covid-19. Muitas pessoas inventam histórias de que vacinas não funcionam, mas quando a gente compara 2020, na primeira onda da covid-19, com este aumento de casos em janeiro deste ano, a gente consegue ver que antes da vacina muita gente veio a falecer da covid, diferente deste momento, em que a vacina já está avançando na população”.

Matéria produzida com informações e registro de Yara Piyãko, participante da Oficina de Comunicação, realizada pelo projeto Nossas Futuras Florestas – Amazônia Verde, uma parceria da Apiwtxa com a Conservação Internacional (CI Brasil). Acesse aqui para saber mais.