Rio Branco
29°C
terça-feira, 16 de junho de 2026
12:26

Apae de Rio Branco comemora 43 anos de luta

Em Rio Branco, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) celebrou o aniversário de 43 anos na última terça-feira (30). A comemoração foi realizada na sede da entidade, no bairro Nova Esperança, com a participação de funcionários, alunos e familiares, além de empresas parceiras e agentes políticos.

A celebração começou com um culto ecumênico seguido de apresentações artísticas dos alunos na quadra de atividades recreativas, que foi preparada para receber o público.

Festa de aniversário contou com apresentações artísticas e um grande bolo para celebrar. Foto: Felipe Freire/Secom

“São mais de quatro décadas ressignificando a vida das pessoas com deficiência, numa trajetória de muitas conquistas e lutas diárias, com ações integradas e de defesa de direitos como caminho de transformação de vida”, disse a vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis.

Mailza ressaltou compromisso do governo do Acre com a instituição. Foto: Felipe Freire/Secom

A Apae Rio Branco oferece assistência filantrópica nas áreas da cultura, da saúde e da educação. Além disso, a entidade realiza diversas ações pela defesa dos direitos humanos e em apoio às famílias, com orientações e prestação de serviços. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Segundo a presidente Maria do Carmo Pismel, a instituição atende mais de 300 pessoas por ano, entre alunos e pessoas com com deficiência, faz encaminhamentos para o mercado de trabalho e promove oficinas de aprendizes.

Segundo gestora Maria do Carmo Pismel, existe apoio orçamentário do poder público e da sociedade civil, mas esforços em prol das pessoas com deficiência nunca podem ser abandonados. Foto: Felipe Freire/Secom

No local, há professores disponibilizados pelo governo do Estado para auxiliar as atividades pedagógicas, esportivas e culturais.

Maria do Carmo destacou a importância da entidade e do evento. “Este foi um dia muito especial. A comemoração foi muito importante para as pessoas se sentirem representadas. É muito bonito conseguir ver todos os progressos e desenvolvimento conquistados. Aproveito também para agradecer a presença de todos e o apoio que temos recebido em todas as esferas”, disse.

Como senadora, Mailza Assis enviou emendas para o custeio e a assistência da instituição e disse estar comprometida em dar continuidade ao trabalho agora como vice-governadora e secretária dos Direitos Humanos.

“Continuaremos trabalhando para que Acre se torne referência em atendimento e cuidado a pessoas com deficiência”, disse Mailza. Foto: Felipe Freire/Secom

Os programas da instituição são voltados para a educação profissional, o desenvolvimento acadêmico, a inserção e o acompanhamento no trabalho. O projeto ainda promove atividades de arte, esporte, cultura e lazer.

A Banda Furiosa, da Polícia Militar do Acre (PMAC), comandada pelo maestro Sandoval França, realizou uma apresentação, promovendo alegria entre alunos e familiares.

Banda da PMAC alegrou o evento dos alunos e familiares. Foto: Felipe Freire/Secom

Para conhecer mais sobre o que é desenvolvido pela Apae em Rio Branco, a população pode acompanhar a associação pelas redes sociais: @apaeriobranco.