Alunos da Escola Sesi participam da etapa nacional do F1 in Schools no Rio de Janeiro

Alunos da Escola Sesi Marília Santana, vão representar o Acre na etapa nacional do projeto educacional F1 in Schools, que conta com parcerias como a Zoom (organização educacional) e a Associação Projetando o Futuro, que acontece entre os dias 15 e 17 de março, no Rio de Janeiro.

O projeto educacional F1 in Schools nasceu há 14 anos na Inglaterra e hoje existe no mundo inteiro – cerca de 40 Países. Tem como objetivo estimular os alunos a terem contato com técnicas de empreendedorismo e tecnologia de ponta, usando a vivência do ambiente real da Fórmula 1.

Pelas regras do programa, os alunos de 12 a 19 anos se organizam em equipes de 5 a 6 alunos, montam uma escuderia – a dos alunos acreanos leva o nome de Jungle Stars – e simulam todas as fases necessárias para a constituição de uma microempresa: Planejamento estratégico e financeiro, Elaboração e Execução de projetos, obtenção e gestão de recursos, Marketing e Comunicação, Trabalho em equipe e Criatividade, tudo sob a orientação de professores que receberam a devida capacitação.

Durante um período, estabelecido pelo programa, os alunos precisam: Definir os cargos e responsabilidades de cada membro; Criar o nome e logotipo da escuderia; Elaborar um plano de negócio e um orçamento do projeto; Criar um plano de marketing; Desenvolver e projetar um carro de f1 em programas de computador CAD/CAM (licença fornecida gratuitamente); Criar aerofólios, eixos e rodas utilizando recursos tecnológicos como impressão 3D; Realizar testes aerodinâmicos em túnel de vento digital; Criar a identidade visual da equipe e o estande de exibição.

Eles também estão desenvolvendo uma ação social com leitura de livros e arrecadação de alimentos para idosos. E criaram ainda páginas nas redes sociais para divulgar as atividades desenvolvidas pela equipe. 

Os resultados serão apresentados durante a fase nacional da competição, que acontece entre os dias 15 e 17 de março no Rio de Janeiro. A Escola Sesi será a única representante do Acre no evento.

“Estamos nos preparando muito para essa competição. Sabemos que os desafios são muitos, mas com o apoio do presidente José Adriano, da coordenação e dos professores, estamos motivados. O mais importante é que, esse programa, nos trouxe uma nova visão, melhoramos muito nosso rendimento na sala de aula e nossa visão de futuro”, detalha a aluna Maria Luisa Crispim.

Os alunos acreanos vão competir com os estudantes da Rede Sesi, que tem uma vaga assegurada para a fase mundial da competição, que acontecerá em Singapura, no segundo semestre de 2019.

Mas, para participar da competição, eles precisam de patrocínio, pois as despesas, de acordo com as regras do programa, devem ser financiadas por patrocinadores. Quem deseja apoiar os estudantes podem procurar a equipe na Escola Sesi. 

Sobre o F1 in Schools

O projeto educacional F1 in Schools nasceu há 14 anos na Inglaterra e hoje existe no mundo inteiro – cerca de 40 Países. Tem como objetivo  estimular os alunos a terem contato com técnicas de empreendedorismo e tecnologia de ponta, usando a vivência do ambiente real da Fórmula 1. Visto ser um projeto mundial, ele é realizado seguindo o calendário europeu: inicia em Setembro/Outubro, a Final Nacional em Abril e a Final Mundial no segundo semestre.

Sobre a Associação Projetando o Futuro

A Associação Projetando o Futuro é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a projetos educacionais que ofereçam aos alunos oportunidades de desenvolver práticas de empreendedorismo, uso de programas de engenharia, acesso a tecnologias modernas e contato com empresas de diversas áreas permitindo vivenciar experiências fora das paredes das escolas.

As atividades do programa foram iniciadas trazendo dois projetos que foram implantados inicialmente na Inglaterra há mais de 14 anos – F1 in Schools e o 4×4 Technological Challenge Jaguar Land Rover. Ambos apresentam a mesma proposta pedagógica diferenciando no produto final desenvolvido pelos alunos.

É através do estudo do empreendedorismo que se toma conhecimento de que a vida escolar não se resume a obter um diploma que possa garantir a colocação em algum emprego futuro.

Sobre a ZOOM

A ZOOM education for life desenvolve e implementa soluções educacionais e inovadoras para o desenvolvimento integral de crianças e jovens.

Os Programas trabalham na perspectiva de uma educação pautada na metodologia do “aprender fazendo”, de trabalho em equipe, de planejamento e execução de projetos, o que possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a vida.