Dois vídeos mostram agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) lavrando uma multa por estacionamento irregular dentro do veículo do órgão. As gravações, enviadas por um leitor do Jornal Opinião à equipe do periódico, mostram dois funcionários da instituição estabelecendo a punição sem verificarem de perto o veículo multado.
O caso ocorreu na Rua Dr. Franco Ribeiro, próxima a Secretaria de Comunicação (Secom) e Colégio Barão do Rio Branco (CEBRB). No vídeo, o leitor que preferiu não se identificar mostra a multa sendo confeccionada. Segundo o homem, era a oitava folha que os profissionais já preenchiam sem sair do veículo em que eles estavam realizando a ação. A medida gerou revolta.
“Eles estão lá só olhando os carros e multando. Começou somente com um e agora são os dois fazendo isso dentro do carro. Isso não pode gente, eles têm que descer do carro e ficar do lado do veículo que vão multar. Já preencheram oito folhas de multas e descer do carro que é bom eles nem se dão ao trabalho. Isso é um absurdo e inaceitável”, declara o homem durante a gravação.
No momento em que os agentes saem do veículo para deixar as notificações no para-brisa dos veículos autuados o homem se aproxima com o celular e grava eles se dirigindo até os carros multados. “Já preencheram tudo dentro do carro e agora vão só deixar. Olha aí a multinha feita dentro do carro. Tão voltando para o carro para preencher mais multas. Como vão saber?”, diz.
Apesar de perceberem a gravação, os agentes de trânsito não esboçam nenhum tipo de reação. Procurado pelo Jornal Opinião, o superintendente da RBTrans, Nélio Anastácio, declarou que tem conhecimento do vídeo e que ao analisá-lo não constatou nenhuma irregularidade cometida pelos profissionais do órgão. De acordo com ele, a ação está dentro dos parâmetros estabelecidos em lei.
“Já vi esse vídeo e acompanhei algumas postagens feitas sobre esse assunto nas redes sociais. Entretanto, não vi nenhuma das pessoas que se posicionaram e gravaram explicarem que tipo de infração os agentes cometeram. A orientação não é essa, prefiro que a autuação seja feita num diálogo com o infrator para deixá-lo ciente. Mas não há proibição na lei ou crime nisso”, fala Anastácio.
Ele explica que a legislação não proíbe agentes de trânsito a lavrarem multas dentro de um veículo oficial. “Eles não cometeram nenhum tipo de irregularidade e agiram sem extrapolar os limites da lei. Existem muitas pessoas insatisfeitas por serem infratores contumazes e atribuem a culpa das multas aos agentes. No dia que apresentarem uma lei que proíba lavrar multa de dentro do carro o RBTrans tomará as providências para que não seja mais feito”, encerrou o superintendente.





?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>